Sintomas da Vaginose Bacteriana

Se nunca ouviu falar de Vaginose Bacteriana (VB), não está sozinha. Muitas mulheres desconhecem que as infeções vaginais são mais frequentemente causadas por bactérias do que por fungos (caso da Candidíase) ou Tricomoníase (uma infeção sexualmente transmissível).

A VB é a infeção vaginal mais comum em mulheres em idade fértil e é causada por determinadas bactérias que provocam um desequilíbrio do pH vaginal.

A maioria das mulheres experiencia sintomas como:

  • Odor desagradável ou a peixe;
  • Corrimento aquoso;
  • Corrimento branco-acinzentado;
  • Agravamento destes sintomas após a relação sexual ou durante o período.

Cada pessoa é diferente pelo que algumas mulheres podem sofrer de VB sem sentirem nenhum destes sintomas. Lembre-se que a VB não é uma infeção sexualmente transmissível e, por isso, não deverá causar-lhe desconforto ou irritação.

Candidíase ou Vaginose Bacteriana (VB)?

Muitas mulheres confundem a VB com a Candidíase, mas estas são infeções diferentes com sintomas distintos. Deste modo, o tratamento da VB é muito diferente do tratamento da Candidíase, e por isso, é importante saber que tipo de infeção apresenta, para a poder tratar de forma correta.

Se não tem a certeza de ter VB ou Candidíase, ajudamo-la a autodiagnosticar-se em 10 segundos para que possa fazer o tratamento adequado. Desenvolvemos um teste de autodiagnóstico inovador para que possa, no conforto da sua própria casa, rapidamente e com toda a confiança, descobrir se sofre de Candidíase ou de VB.

Sinta-se confiante na escolha do tratamento adequado!
Saiba mais sobre o teste de autodiagnóstico Gyno-Canestest aqui.

Qual é a diferença entre Candidíase e Vaginose Bacteriana?

Quando é que deve consultar o seu médico?

Se é a primeira vez que sofre de VB ou se está grávida, consulte o seu médico. A VB pode causar complicações, sobretudo durante a gravidez ou parto, mas, com a ajuda do seu médico, vai ser capaz de a tratar de forma adequada.

Sabia que…

A vagina é ligeiramente ácida por natureza, o que torna o valor do pH vaginal mais baixo, normalmente inferior a 4,5.

Top

Gino-Canesten 1 comprimidos e cápsula mole vaginal, Gino-Canesten comprimidos e creme vaginal contêm clotrimazol. Indicados na Candidíase vaginal recorrente. Indicado em infeções dos lábios genitais e áreas adjacentes, bem como inflamação da glande e prepúcio do parceiro sexual causadas por leveduras (creme). Contraindicados no caso de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes. Advertências e precauções especiais de utilização: febre, dor abdominal inferior, dor de costas, corrimento vaginal de mau odor, náuseas, hemorragia vaginal e/ou dor no ombro associada e nos 3 primeiros meses da gravidez. Descontinuar durante a amamentação. Podem reduzir a eficácia e a segurança de produtos à base de látex, tais como: preservativos e diafragmas. O efeito é temporário e ocorre apenas durante o tratamento. Medicamentos não sujeitos a receita médica. Leia atentamente o folheto informativo e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Gyno-Canesbalance contém ácido láctico e glicogénio. Para tratamento dos sintomas da Vaginose Bacteriana. Pode ser utilizado durante a gravidez e menstruação. Não utilizar se a ponta do aplicador estiver partida, após o prazo validade ou se pretender engravidar. Cada bisnaga é de utilização única. Em caso de persistência ou agravamento dos sintomas fale com o seu médico. Dispositivo Médico.

Gyno-Canestest Teste de autodiagnóstico de infeções vaginais comuns. Se está grávida, fale com o seu médico antes de utilizar este dispositivo. Não utilizar durante a menstruação/hemorragia vaginal, se faltar menos de 1 dia ou está no dia a seguir à menstruação, se passaram menos de 12 horas após relações sexuais ou duche vaginal. Não utilizar na menopausa. De utilização única. Dispositivo médico para diagnóstico in vitro.

Gino-Canesfresh Daily e Gino-Canesfresh Calm Dermocosméticos. Consulte a informação sobre os produtos. Para mais informações contactar o distribuidor Bayer Portugal, Lda.

Canesten creme, pó e solução para pulverização cutânea contêm clotrimazol. Indicados em infeções fúngicas da pele causadas por dermatófitos nomeadamente as micoses intertriginosas nas mãos e nos pés (p.ex. tinea manuum, tinea pedum conhecido por “pé de atleta”) e pitiríase versicolor. Indicado na dermatite da fralda (creme). Contraindicados no caso de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes do medicamento. Advertências e precauções especiais de utilização: podem causar reações cutâneas locais (creme e solução). Quando aplicado nas zonas intertriginosas, junto da área genital, pode reduzir a eficácia e segurança de produtos à base de látex, tais como: preservativos e diafragma (pó). Pode igualmente ser reduzida a eficácia anticoncecional de espermicidas vaginais (pó). O efeito é temporário e ocorre apenas durante o tratamento (pó). Como medida de precaução, é preferível evitar a utilização de clotrimazol durante o primeiro trimestre da gravidez. Descontinuar durante a amamentação. Medicamentos não sujeitos a receita médica. Leia atentamente o folheto informativo e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Canespor creme e solução para pulverização cutânea contêm bifonazol. Indicados no tratamento tópico de micoses interdigitais (tinea pedis, tinea manuum) e pitiríase versicolor. Contraindicados no caso de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes do medicamento. Advertências e precauções especiais de utilização: doentes com antecedentes de reações de hipersensibilidade a outros agentes antifúngicos imidazólicos (por ex., econazol, clotrimazol, miconazol) devem utilizar medicamentos contendo bifonazol com cautela. Evitar o contacto com os olhos. Não engolir. Contém álcool cetostearílico e pode causar reações cutâneas locais (solução). Como medida de precaução, é preferível evitar a utilização de bifonazol durante o primeiro trimestre da gravidez. Descontinuar durante a amamentação. Medicamentos não sujeitos a receita médica. Leia atentamente o folheto informativo e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Canespro Kit de Tratamento de Infeções Fúngicas da unha é parte dum tratamento tópico de micoses das unhas. Contém ureia. Para uso externo e exclusivo nas unhas. Lavar as mãos antes e após utilização. Evitar o contacto com os olhos, mucosas, feridas e pele. Não engolir, nem colocar na boca. Não utilizar em caso de alergia a algum componente. Não utilizar juntamente com vernizes para as unhas ou em crianças. Cada penso é de utilização única. Dispositivo Médico. Leia atentamente a rotulagem e as instruções de utilização. Para mais informações contactar o distribuidor Bayer Portugal, Lda.

L.PT.MKT.DC.10.2019.0147