Smiling young man in a grey jumper, happy after Canesten thrush treatment

Causas e sintomas da candidíase no homem

Sabe mais sobre os sintomas da candidíase no homem, sua prevenção e tratamento desta infeção fúngica.

Candidíase no homem

A candidíase é uma doença comum que afeta tanto homens como mulheres. É causada pelo crescimento excessivo de um fungo chamado Candida Albicans. A maior parte das pessoas que desenvolve umainfeção fúngica é saudável, no entantro, o equilíbrio natural da flora da sua pele (ou vagina) é perturbado.

No homem, a candidíase costuma afetar a parte superior do pénis, a glande. Alguns dos sintomas inicias da candidíase no homem são comichão, dor e inflamação da parte superior do pénis, inchaço do prepúcio e comichão ou ardor ao urinar ou durante as relações sexuais.

A candidíase masculina desenvolve-se essencialmente em homens com constrições do prepúcio e com o sistema imunitário debilitado. Não precisas de te preocupar demasiado se estiveste em contacto com a candidíase vaginal; ainda que seja possível a candidíase ser transmitida durante as relações sexuais, isso é pouco comum. É mais provável desenvolveres candidíase se:

  • Tiveres uma constrição do prepúcio

  • Tiveres o sistema imunitário debilitado

  • Estiveres a tomar antibióticos

  • Sofres de diabetes

Como prevenir e tratar a candidíase no homem

Ainda que uma infeção fúngica no pénis seja facilmente tratada, é sempre aconselhável tomar as precauções necessárias para diminuir o risco de contrair candidíase. Assegurar uma higiene adequada e optar por roupa larga e respirável são algumas das medidas mais simples e eficazes de prevenir o desenvolvimento de candidíase masculina.

Tiveste cuidado, mas ainda assim desenvolveste candidíase? Não te preocupes – a candidíase é tratada eficazmente com medicamentos de venda livre que aliviam os primeiros sintomas em 3 a 14 dias. Os medicamentos mais populares para o tratamento da candidíase no homem São os cremes, como Gino-Canesten creme. Aplicados na parte superior do pénis 2 a 3 vezes por dia, eliminam a candidíase.

Encontra aqui mais algumas dicas para a prevenção da candidíase no homem:

  • Prefre roupa larga e roupa interior em algodão respirável e que não aperte demasiado

  • Evita usar sabões ou géis de banho perfumados e agressivos na zona genital

  • Limpa o pénis regularmente e seca-o corretamente depois do banho

  • Opta pelo duche em vez de banhos de imersão

Sabe mais sobre saúde íntima

Mulher a pensar nas respostas ao Quiz sobre candidíase

Quiz sobre a candidíase

Faz o nosso quiz sobre a candidíase e descobre o que é facto e o que é mito. Testa o teu conhecimento sobre a saúde íntima feminina e partilha os teus resultados!

QUIZ ONLINE
Mulher sorridente com cabelo ruivo, a usar uma blusa verde, contente com o resultado do tratamento da Canesten para a vaginose bacteriana

O que é a vaginose bacteriana?

Sabe o que é a vaginose bacteriana (VB) e quais são os seus sintomas. Descobre quem está mais propenso a contrair esta infeção vaginal e quais as diferenças entre candidíase a VB. Encontra ainda informação sobre o tratamento da vaginose bacteriana e como prevenir a reincidência desta infeção.

SABE MAIS
Mulher ativa a usar um top, em pé numa pose de poder com uma paisagem com o sol de fundo

Saúde vaginal: o que precisas saber

Sabe mais sobre as causas e os fatores de risco das infeções vaginais. Sabe quais os sintomas destas infeções e encontra dicas sobre como prevenir o seu aparecimento.

SABE MAIS
Mulher sorridente com cabelo encaracolado, que está a usar uma blusa azul e satisfeita depois de ter experimentado o tratamento da Canesten para a candidíase

O que é a candidíase?

Sabe o que é a candidíase vaginal e quais são os sintomas mais comuns desta infeção fúngica para que a possas identificar facilmente. Podes ainda saber como tratar a candidíase e como evitar que esta se torne uma infeção vaginal recorrente.

SABE MAIS
Senhora sorridente na pré-menopausa vestida de amarelo

Tudo o que precisas de saber sobre candidíase na gravidez

Sabe como evitar e prevenir o desenvolvimento de uma infeção vaginal fúngica durante a gravidez.

SABE MAIS
Rapariga sorridente de chapéu com um calendário do seu ciclo menstrual

Compreender o ciclo menstrual

Compreender o ciclo menstrual é essencial para te compreenderes a ti mesma. Descobre aqui em que consiste, como funciona e tudo o que influencia o ciclo menstrual.

SABE MAIS
Rapariga de blusa clara sobre um fundo azul a questionar-se se a síndrome pré-menstrual existe

A síndrome pré-menstrual (SPM) existe?

Cada mulher é única e, por isso, passará pela síndrome pré-menstrual (SPM) de forma diferente. Pode ser bastante incomodativa (ou não) e afetar tanto mulheres na adolescência como com 30 ou 40 anos.

SABE MAIS
Senhora sorridente na pré-menopausa vestida de amarelo

O que ocorre na menopausa

A menopausa é uma fase que ocorre na vida de todas as mulheres. Encontra aqui tudo o que precisas saber para compreenderes melhor a menopausa, os seus sintomas e como podes aliviá-los.

SABE MAIS