Closeup

O que são infeções fúngicas da unha

Sabe o que são as infeções fúngicas da unha, também designadas por onicomicoses, e quais as suas causas. Conhece os seus sintomas, como tratar, como prevenir e como evitar a propagação dos fungos da unha.

O que são infeções da unha?

Como não provoca dor, e porque não temos por hábito inspecionar os nossos pés regularmente, pode acontecer que não repares logo que tens uma infeção fúngica da unha. Contudo, é importante que saibas que a deves tratar assim que notares os sintomas, porque os fungos das unhas não desaparecem por si próprios e podem até espalhar-se.

As infeções fúngicas da unha, também designadas por onicomicoses, são causadas maioritariamente por dermatófitos, os mesmos fungos responsáveis pelo pé de atleta. E os fungos das unhas dos pés são, de todas as infeções fúngicas, os mais difíceis de curar.

O fator de risco mais prevalente dos fungos das unhas é a idade avançada. Uma pessoa com mais de 60 anos tem 20 vezes mais probabilidade de desenvolver infeções fúngicas da unha do alguém com menos de 19 anos. Também já se concluiu que os homens têm 3 vezes mais probabilidade de contrair fungos das unhas do que as mulheres. Outros fatores de risco são a diabetes e as doenças que afetam a circulação sanguínea ou que enfraquecem o sistema imunitário.

Como os fungos proliferam mais facilmente em ambientes quentes e húmidos, poderia pensar-se que teriam maior prevalência nos climas tropicais, o que não é verdade! As pessoas que vivem em climas tropicais normalmente não usam calçado oclusivo, ou seja, sapatos fechados que criam as condições ideias ao desenvolverem de fungos das unhas.

As infeções fúngicas da unha são altamente contagiosas. A propagação dos fungos das unhas ocorre facilmente em locais como cabines de duche, piscinas e balneários, onde as pessoas andam descalças. Mas também em salões de beleza, onde os mesmos acessórios ou instrumentos de manicure e pedicure são utilizados em vários clientes.

Além disso, a existência de traumatismo da unha, na junção entre a unha e a pele ou no leito da unha, aumenta a probabilidade de desenvolver infeções fúngicas da unha.

Sintomas das infeções fúngicas da unha

Os fungos das unhas podem afetar parte da unha, a unha inteira ou até várias unhas. A infeção começa geralmente na ponta da unha - um risco ou faixa branca ou amarela por baixo da ponta do dedo ou da unha do pé. Muitas vezes a infeção espalha-se para o meio da unha que fica descolorada, começando a soltar-se e a levantar. Com o propagar da infeção fúngica, a unha muda de aspeto e torna-se mais quebradiça.

É importante saberes reconhecer os sintomas para poderes tratar a infeção assim que os notares, porque os fungos das unhas não desaparecerão por si próprios. E quanto mais tempo esperares, mais difíceis será de curar a infeção fúngica da unha.

Podes estar a sofrer de uma infeção fúngica da unha se notares:

  • Riscas brancas ou amareladas na unha

  • A unha mais grossa, áspera ou quebradiça

  • Perda de brilho e lustro da unha

  • As pontas da unha quebradiças, irregulares ou a esfarelar

  • A unha solta, levantada ou a desprender-se

  • A área debaixo da unha mais grossa ou endurecida

  • Uma mudança do formato da unha

  • Resíduos presos debaixo da unha

  • Um odor desagradável da unha infetada

Closeup dos pés de uma mulher, bonitos e saudáveis após um tratamento da Canesten

Tratamento dos fungos das unhas

A forma como uma infeção fúngica da unha é tratada depende da sua gravidade. Mesmo que te sintas constrangido com a tua infeção, é aconselhável procurares a ajuda do teu farmacêutico logo que notes os sintomas. Se tens apenas riscas brancas na unha, ou não mais de 3 unhas infetadas, podes usar um tratamento tópico de venda livre para matar o fungo.

Se a infeção afetar as camadas mais profundas da unha, pode ser necessário aplicações repetidas do tratamento ou de um medicamento sujeito a receita médica para tratar a tua infeção fúngica da unha.

Se os teus sintomas de fungos das unhas forem severos, um podologista poderá elaborar um plano de tratamento que pode incluir: desbastar a unha, medicação tópica ou oral. Nos casos mais graves, a unha infetada pode ser removida química ou cirurgicamente. Também pode ser recomendada terapia a laser para o tratamento dos fungos das unhas.

Canespro é 1º passo do tratamento mais rápido para voltares a ter unhas saudáveis. Está clinicamente comprovado que o modo de ação Canespro remove a parte infetada da unha em apenas 2 a 3 semanas.

Remover seletivamente a parte infetada da unha é o 1º passo para o tratamento rápido e eficaz da onicomicose. A pomada de ureia Canespro amolece a parte infetada da unha, que pode então ser gradualmente removida com a espátula fornecida com o kit. Essa remoção gradual, durante 2 a 3 semanas, permite expor o leito ungueal e chegar à raiz da infeção – já que na maioria dos casos, o fungo desenvolve-se sob a unha (no leito ungueal).

Uma vez exposto o fungo, deves completar o tratamento com um creme antifúngico com bifonazol durante 4 semanas, o 2º passo do tratamento eficaz dos fungos das unhas.

O tratamento em 2 passos com Canespro (2 a 3 semanas) seguido de um creme antifúngico com bifonazol (4 semanas) é a forma mais rápida de conseguir unhas bonitas e saudáveis.

Deves procurar um médico se a tua infeção fúngica da unha for grave, se o tratamento não funcionou ou se a infeção se está a espalhar para outras unhas. Caso estejas grávida ou sofras de diabetes também deves procurar aconselhamento médico antes de iniciar um tratamento.

Prevenção dos fungos das unhas

Os fungos das unhas poderão levar muito tempo a desaparecer porque a unha cresce lentamente e só notarás melhorias quando a unha nova tiver crescido completamente. Não é incomum as infeções fúngicas da unha reaparecerem, contudo, existem algumas medidas que podem ajudar a prevenir a recorrência destas infeções. Pequenas mudanças no estilo de vida podem ajudar a prevenir os fungos das unhas. O mais importante de tudo é que mantenhas as tuas unhas curtas, aparadas e limpas. Deves ainda manter boas práticas de higiene, lavar e secar as tuas mãos frequentemente, especialmente depois de tocares numa unha infetada ou após aplicares o tratamento para os fungos das unhas.

Outras formas de prevenir as infeções fúngicas da unha ou onicomicose são:

  • Se sofres de pé de atleta, certifica-te que o tratas o mais cedo possível, já que o fungo se pode espalhar às unhas dos pés, causando onicomicose, ou a outras áreas da pele.

  • Mantém as unhas dos pés curtas e aparadas. A forma correta de as cortar e limar é em linha reta, e não em forma arredondada ou em v.

  • Quando fores fazer manicure ou pedicure, leva os teus acessórios. Corta-unhas, limas e polidores contribuem para a propagação de infeções fúngicas da unha se não forem devidamente esterilizados.

  • Evita usar sapatos apertados pois podem danificar a barreira cutânea da pele à volta da unha, permitindo que os fungos se infiltrem.

Os fungos das unhas são muito contagiosos, por isso é importante que tomes medidas para prevenir a sua propagação. Primeiro que tudo, não partilhes roupa, sapatos ou lençóis com outras pessoas. Além disso, deves lavar as mãos cuidadosamente depois de tocares nas unhas infetadas ou depois de aplicares o tratamento para as infeções fúngicas da unha. Deves evitar fazer manicure e pedicure num salão de beleza, porque podes transmitir a tua infeção através dos utensílios. Usa toalhas diferentes para a zona infetada e para o resto do corpo de modo a impedir que a infeção se propague. É aconselhável falares da infeção com quem faz parte da tua vida para que estes possam tomar alguns cuidados a fim de a evitar.