Mulher sorridente a usar uma T-shirt vermelha, contente com os resultados do tratamento da Canesten, completamente livre da candidíase e dos seus 6 principais sintomas

Candidíase

É mais comum do que possas pensar. A candidíase é uma infeção fúngica vaginal causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans,um fungo naturalmente existente na vagina.

Se notaste alguma irritação e inflamação vaginal, poderás ter candidíase. Tal ocorre quando as bactérias “boas” da vagina não conseguem impedir o crescimento excessivo do fungo, ou quando o sistema imunitário está debilitado. Apesar de a candidíase poder ser transmitida entre parceiros no ato sexual, não é considerada uma doença sexualmente transmissível, já que pode ter outras causas e origens.

Sintomas da candidíase

    Poderás ter candidíase se experienciares os seguintes sintomas:

    • Comichão na vagina/vulva
    • Irritação, sensação de queimadura ou vermelhidão ao redor da vagina (vulva)
    • Corrimento branco com aspeto de requeijão

    Estes sintomas da candidíase não são incomuns:

    • Dor durante as relações sexuais
    • Corrimento espesso
    • Lábios vaginais irritados e inchados
    • Sensação de queimadura na vulva
    • Dor ao urinar
    • Sensação de ardor na área vaginal
    • Pele gretada ao redor da vulva

    Deverás consultar o teu médico se:

    • É a primeira vez que tens candidíase
    • Tens recorrentemente candidíase ou se reaparece em menos de 2 meses
    • Os sintomas não melhorarem após 3 dias, ou se não desaparecerem passado 7 dias
    • Estás grávida ou a amamentar
    • Tens vários parceiros sexuais
    • Tens menos de 12 anos
    • Tens febre, arrepios, náuseas ou vómitos
    • Tens dores abdominais
    • Já experienciaste alguma reação alérgica a medicação para o tratamento da candidíase
    ícone Canesten Médica

    Compreender a candidíase

    Todos sabemos que a candidíase é desconfortável, mas fica descansada. Esta infeção fúngica vaginal é, normalmente, fácil de tratar. Se precisares de mais ajuda, um farmacêutico ou médico podem ajudar-te a eleger qual a melhor solução para o teu caso.

    Mulher sorridente a utilizar uma blusa bege de gola alta, contente com o tratamento da Canesten para a candidíase vaginal

    Tratamento da candidíase

    A candidíase pode ser tratada facilmente com medicamentos antifúngicos que não necessitam de receita médica, disponíveis na farmácia, parafarmácia ou online, ou com alternativas de prescrição médica.

    O tratamento da candidíase pode ser bastante simples.Podes usar um produto de aplicação interna com a substância ativa clotrimazol, Escolhe entre os vários produtos Gino-Canesten, como  creme, cápsula mole ou comprimidos vaginais.Cada mulher é única e terá a sua preferência ou um produto que se adaptará melhor às suas necessidades.

    Uma dica nossa: tratar a candidíase unicamente com produtos de uso externo acalma sintomas como a comichão, mas não erradicará a infeção vaginal, por isso não te esqueças da importância de tratar a candidíase na origem. Para tal, poderás optar entre comprimidos ou cápsula mole vaginais ou pelo creme, aplicando-o internamente com o auxílio dos aplicadores.

    Todos os produtos Gino-Canesten são eficazes no tratamento da candidíase, no entanto, têm formulações e durações de tratamento distintas.

    Se procuras o tratamento mais rápido opta pela cápsula mole vaginal, já que eliminará a candidíase numa só aplicação.

    Contudo, se tens sintomas externos muito incomodativos, deves combinar o tratamento com o creme vaginal aplicado externamente , para aliviar estes sintomas.

    Podes ainda complementar o tratamento com um gel de higiene íntima calmante como o Gino-Canesfresh Calm. O seu pH alcalino e propriedades calmantes ajudam a aliviar os sintomas externos, para que possas viver a tua vida normalmente e sem desconforto.

    O creme vaginal pode ser aplicado internamente (com recurso ao aplicador) e externamente - trata a infeção na origem e, aplicado externamente, alivia a comichão e ardor, tão característicos da candidíase.

    Prevenção da candidíase

    ícone Canesten roupa interior feminina

    Depois de tomares banho ou nadares, certifica-te que a tua zona íntima é cuidadosamente limpa e seca para evitar o surgimento de infeções vaginais como a candidíase.

    Ícone Canesten de não perfumado

    Deves evitar o uso de perfume ou outros produtos químicos irritantes na zona íntima, como sabão ou géis de banho perfumados, em especial durante a infeção.

    ícone Canesten de papel higiénico

    Limpa-te de frente para trás quando fores à casa de banho. Isto prevenirá a entrada de fungos na vagina e o surgimento de infeções vaginais como a candidíase.

    Factos sobre a candidíase

    ícone Canesten de gráfico

    A candidíase pode aparecer a qualquer uma – 75% das mulheres terão candidíase pelo menos uma vez na vida.

    ícone Canesten de células fúngicas no microscópio

    A candidíase é normalmente causada pelo fungo Candida albicans, um fungo que já existe naturalmente na microflora vaginal.

    ícone Canesten de células fúngicas no microscópio

    Evita os alimentos com muito açúcar, tenta gerir o stress e manter um estilo de vida saudável. Isto fará com que tenhas um sistema inmunitário mais fortalecido e, asim prevenir infençoes fúngicas vaginais como e candidíase.

    Sabe mais sobre saúde íntima

    Mulher a pensar nas respostas ao Quiz sobre candidíase

    Quiz sobre a candidíase

    Faz o nosso quiz sobre a candidíase e descobre o que é facto e o que é mito. Testa o teu conhecimento sobre saúde íntima feminina e partilha os teus resultados!

    QUIZ ONLINE
    Homem jovem e sorridente com uma blusa cinzenta, contente com o tratamento da Canesten para candidíase

    Causas e sintomas da candidíase no homem

    Sabe mais sobre os sintomas da candidíase no homem, sua prevenção e tratamento desta infeção fúngica.

    SABE MAIS
    Mulher grávida alegre a utilizar uma blusa amarela e a apontar para sua barriga

    Tudo o que precisas saber sobre a candidíase na gravidez

    Sabe como evitar e prevenir que esta infeção fúngica vaginal se desenvolva na gravidez.

    SABE MAIS
    Mulher sorridente com cabelo encaracolado, que está a usar uma blusa azul e satisfeita depois de ter experimentado o tratamento da Canesten para a candidíase

    O que é a candidíase?

    Sabe o que é a candidíase vaginal e quais são os sintomas mais comuns desta infeção fúngica para que a possas identificar facilmente. Podes ainda saber como tratar a candidíase e como evitar que esta se torne uma infeção vaginal recorrente.

    SABE MAIS
    Mulher sorridente com cabelo ruivo, a usar uma blusa verde, contente com o resultado do tratamento da Canesten para a vaginose bacteriana

    O que é a vaginose bacteriana?

    Sabe o que é a vaginose bacteriana (VB) e quais são os seus sintomas. Descobre quem está mais propenso a contrair esta infeção vaginal e quais as diferenças entre candidíase e VB. Encontra ainda informação sobre o tratamento da vaginose bacteriana e como prevenir a reincidência desta infeção.

    SABE MAIS
    Mulher ativa a usar um top, em pé numa pose de poder com uma paisagem com o sol de fundo

    Saúde vaginal: o que precisas saber

    Sabe mais sobre as causas e os fatores de risco das infeções vaginais Sabe quais os sintomas destas infeções e encontra dicas sobre como prevenir o seu aparecimento.

    SABE MAIS
    Rapariga sorridente de chapéu com um calendário do seu ciclo menstrual

    Compreender o ciclo menstrual

    Compreender o ciclo menstrual é essencial para te compreenderes a ti mesma. Descobre aqui em que consiste, como funciona e tudo o que influencia o ciclo menstrual.

    SABE MAIS
    Rapariga de blusa clara sobre um fundo azul a questionar-se se a síndrome pré-menstrual existe

    A síndrome pré-menstrual (SPM) existe?

    Cada mulher é única e, por isso, passará pela síndrome pré-menstrual (SPM) de forma diferente. Pode ser bastante incomodativa ou não e pode afetar tanto mulheres na adolescência como com 30 ou 40 anos.

    SABE MAIS
    Senhora sorridente na pré-menopausa vestida de amarelo

    O que ocorre na menopausa

    A menopausa é uma fase que ocorre na vida de todas as mulheres. Encontra aqui tudo o que precisas saber para compreenderes melhor a menopausa, os seus sintomas e como podes aliviá-los.

    SABE MAIS