Happy young pregnant woman wearing yellow jumper and pointing to her tummy

Tudo o que precisas de saber sobre candidíase na gravidez

Sabe como evitar e prevenir que esta infeção fúngica vaginal se desenvolva na gravidez.

Factos sobre a candidíase na gravidez

Bastante comums, as infeções fúngicas vaginais, também conhecidas por candidíase, são geralmente causadas pelo fungo Candida Albicans e afetam 3 em cada 4 mulheres durante a sua vida.

Provocada, muitas vezes, pela toma de alguns tipos de medicação como antibióticos, ou pelo uso de roupa e lingerie demasiado apertadas, no caso das mulheres grávidas, a candidíase pode aparecer devido às rápidas mudanças pelas quais passa o seu corpo.

As alterações hormonais e, em particular os elevados níveis de estrogénio, aumentam a probabilidade de desenvolver infeções fúngicas vaginais.

Se desenvolveres candidíase enquanto estás grávida ou a tentar engravidar, não te preocupes. Aqui tens alguns factos sobre a candidíase na gravidez que todas as futuras mamãs devem saber:

  • Ainda que cause algum desconforto ou dor durante as relações sexuais, a candidíase não te vai impedir de engravidar

  • Não há qualquer informação de que a candidíase possa afetar o teu bebé

  • Só em cerca de 2% dos casos é que a candisíase é passada para o bebé durante o parto

  • Se passada no parto, a candidíase nos bebés é, na maioria das vezes inofensiva, fácil de identificar e de tratar

Prevenir e tratar a candidíase na gravidez

Há uma série de medidas preventivas que qualquer mulher grávida pode seguir para diminuir o risco de desenvolver candidíase na gravidez. Estas medidas são fáceis, práticas e efetivas na prevenção de infeções fúngicas vaginais. Uma higiene adequada, roupa interior respirável de algodão e visitas regulares ao ginecologista são algumas das ações que podem diminuir o risco de contrair candidíase na gravidez.


Contudo, se ainda assim desenvolveres uma infeção fúngica, consulta primeiro o teu ginecologista antes de realizares qualquer tratamento. Os tratamentos para a candidíase na gravidez passam normalmente pela recomendação do uso dum antifúngico vaginal no formato creme ou comprimidos, vaginais.

Dado que a prevenção é melhor do que a cura, aqui tens algumas dicas para prevenir a candidíase na gravidez:

  • Utiliza roupa interior respirável de algodão que não seja demasiado apertada

  • Assegura-te de que tens uma higiene adequada, mas evita banhos de espuma, e usar produtos de higiene pessoal que sejam constituídos por químicos irritantes na da zona íntima

  • Não realizes duches vaginais, já que podem aumentar o risco de irritação vaginal e alterar o equilíbrio do pH da vagina.

  • Muda de roupa interior diariamente e lava-a com água quente

  • Quando vais à casa de banho, limpa-te de frente para trás para impedir que as bactérias sejam transportadas para a vagina

Sabe mais sobre saúde íntima

Mulher ativa a usar um top, em pé numa pose de poder com uma paisagem com o sol de fundo

Saúde vaginal: o que precisas saber

Sabe mais sobre as causas e os fatores de risco das infeções vaginais. Sabe quais os sintomas destas infeções e encontra dicas sobre como prevenir o seu aparecimento.

SABE MAIS
Mulher a pensar nas respostas ao Quiz sobre candidíase

Quiz sobre a candidíase

Faz o nosso quiz sobre a candidíase e descobre o que é facto e o que é mito. Testa o teu conhecimento sobre saúde íntima feminina e partilha os teus resultados!

QUIZ ONLINE
Mulher sorridente com cabelo ruivo, a usar uma blusa verde, contente com o resultado do tratamento da Canesten para a vaginose bacteriana

O que é a vaginose bacteriana?

Sabe o que é a vaginose bacteriana (VB) e quais são os seus sintomas. Descobre quem está mais propenso a contrair esta infeção vaginal e quais as diferenças entre candidíase e VB. Encontra ainda informação sobre o tratamento da vaginose bacteriana e como prevenir a reincidência desta infeção.

SABE MAIS
Mulher sorridente com cabelo encaracolado, que está a usar uma blusa azul e satisfeita depois de ter experimentado o tratamento da Canesten para a candidíase

O que é a candidíase?

Sabe o que é a candidíase vaginal e quais são os sintomas mais comuns desta infeção fúngica para que a possas identificar facilmente. Podes ainda saber como tratar a candidíase e como evitar que esta se torne uma infeção vaginal recorrente.

SABE MAIS
Homem jovem e sorridente com uma blusa cinzenta, contente com o tratamento da Canesten para candidíase

Causas e sintomas da candidíase no homem

Sabe mais sobre os sintomas da candidíase no homem, sua prevenção e tratamento desta infeção fúngica.

SABE MAIS
Rapariga sorridente de chapéu com um calendário do seu ciclo menstrual

Compreender o ciclo menstrual

Compreender o ciclo menstrual é essencial para te compreenderes a ti mesma. Descobre aqui em que consiste, como funciona e tudo o que influencia o ciclo menstrual.

SABE MAIS
Rapariga de blusa clara sobre um fundo azul a questionar-se se a síndrome pré-menstrual existe

A síndrome pré-menstrual (SPM) existe?

Cada mulher é única e, por isso, passará pela síndrome pré-menstrual (SPM) de forma diferente. Pode ser bastante incomodativa (ou não) e afetar tanto mulheres na adolescência como com 30 ou 40 anos.

SABE MAIS
Senhora sorridente na pré-menopausa vestida de amarelo

O que ocorre na menopausa

A menopausa é uma fase que ocorre na vida de todas as mulheres. Encontra aqui tudo o que precisas saber para compreenderes melhor a menopausa, os seus sintomas e como podes aliviá-los.

SABE MAIS