Compreender o ciclo menstrual​ | Canesten
Rapariga sorridente

Compreender o ciclo menstrual​

Compreender o ciclo menstrual é essencial para te compreenderes a ti mesma. Descobre aqui em que consiste, como funciona e tudo o que influencia o ciclo menstrual.

O que é o ciclo menstrual?

Tal como o próprio nome indica, o ciclo menstrual, é um processo cíclico que ocorre todos os meses desde a primeira menstruação até que se atinge a menopausa (sabe mais sobre a menopausa aqui).

O ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia da menstruação e termina no dia anterior ao da menstruação seguinte, durando, geralmente, 28 dias. Apesar desta ser a duração mais comum, o ciclo menstrual pode variar de mulher para mulher e ser mais curto ou mais longo, sendo considerado normal um ciclo entre os 22 e os 35 dias.

Como funciona o ciclo menstrual?

Antes de se explicar como funciona o ciclo menstrual, é importante compreender o sistema reprodutor feminino. Este é constituído pelos orgãos: ovários (local onde ocorre o armazenamento, desenvolvimento e maturação dos óvulos), trompas de Falópio (dois tubos que ligam os ovários ao útero), útero e vagina.

Quando se atinge a puberdade e se inicia a fase fértil da vida da mulher o, que ocorre geralmente entre os 10 e 16 anos, o corpo começa a produzir quantidades variáveis de hormonas sexuais, o estrogénio e a progesterona.

São as hormonas sexuais femininas que controlam o ciclo menstrual. Em cada ciclo, o aumento da hormona estrogénio promove a maturação e posterior libertação de um óvulo (ovulação) e inicia o processo de espessamento das paredes do útero, que, com a ajuda da hormona progesterona, ao fim de uns dias, fica pronto para receber o óvulo fertilizado.

Uma vez libertado o óvulo, este desce as trompas de Falópio. Caso seja fertilizado, ou seja, caso um espermatozoide consiga fecundar o óvulo, irá acomodar-se na parede do útero e inicia-se o desenvolvimento do embrião e o processo de gravidez. No entanto, se o óvulo não for fertilizado, a parede do útero e o próprio óvulo desintegram-se, constituindo o que chamamos de período ou menstruação.

O período

O período dura, em média, 4 a 5 dias. No entanto, é normal a duração variar entre 1 e 8 dias, sendo a perda de sangue, geralmente, de 80 ml.

Todos estes aspetos podem ser influenciados pela toma da pílula contracetiva que tendencialmente, reduz quer a duração quer o fluxo face ao normal antes de começar a tomá-la.

Isto acontece porque a toma da pílula faz com que os níveis das hormonas estejam estáveis, impedindo a existência do pico de estrogénio e progesterona e, consequentemente, a ovulação e o espessamento mais exacerbado das paredes do útero.

Dores menstruais (dismenorreia)

Grande parte das mulheres sofre de dores associadas ao período em algum momento da sua vida. É comum que a dismenorreia comece no 1º dia do ciclo (1º dia do período) dure 2 a 3 dias e seja caracterizada por cólicas em torno do estômago ou dores nas costas e coxas. Estas dores ocorrem geralmente devido à contração do útero para promover a desintegração das suas paredes, o que impede o fluxo normal de sangue nos vasos sanguíneos próximos o que pode causar inflamação e dor.

Pequenas mudanças de estilo de vida podem ajudar a aliviar as dores menstruais. Manteres-te em forma e saudável durante todo o ciclo menstrual pode, realmente, fazer uma grande diferença. Fumar pode aumentar o risco de dor, por isso é melhor evitares fumar durante o período menstrual ou abandonar completamente o tabaco. O exercício físico suave, que pode ajudar a aliviar a dor e o stress. Como alternativa, podes recorrer a técnicas de relaxamento, como a aromaterapia, massagens, acupunctura, meditação e yoga. O calor também ajuda a aliviar qualquer desconforto que possas ter.  Experimenta tomar um banho ou duche quente ou aplicar botijas de água quente e almofadas de calor sobre as áreas doridas do teu corpo.

Gravidez

A ovulação ocorre, aproximadamente, 14 dias após o primeiro dia do teu último período menstrual. Se estás a tentar engravidar, é melhor teres relações sexuais pelo menos a cada dois dias. O esperma pode viver até sete dias, por isso ter relações sexuais regularmente significa que é mais provável que o esperma esteja disponível durante a tua próxima ovulação.
Se, pelo contrário, não desejas engravidar deverás utilizar medidas contracetivas.

SPM

Sentes distúrbios emocionais e/ou físicos antes do período menstrual que se repetem mês após mês? Podes estar a sofrer de síndrome pré-menstrual, usualmente conhecido como SPM (sabe mais sobre a SPM aqui).

Quando deves consultar o médico

Problemas relacionados com o período menstrual são uma razão muito comum para as idas ao médico – todos os anos, 1 em cada 20 mulheres consulta o seu médico sobre problemas relacionados com o período. Se notas alguma coisa estranha no teu ciclo menstrual ou começas a notar hemorragias entre os períodos, consulta o teu médico. De uma forma geral, não é motivo para alarme, mas é melhor ter a certeza.

Fala também com o teu médico se os teus períodos menstruais são muito dolorosos. Em alguns casos, o médico pode prescrever anti-inflamatórios ou sugerir-te uma pílula contracetiva.

Sabe mais sobre saúde íntima

Mulher ativa a usar um top, em pé numa pose de poder com uma paisagem com o sol de fundo

Saúde vaginal: o que precisas saber

Sabe mais sobre as causas e os fatores de risco das infeções vaginais. Sabe quais os sintomas destas infeções e encontra dicas sobre como prevenir o seu aparecimento.

SABE MAIS
Mulher sorridente com cabelo ruivo, a usar uma blusa verde, contente com o resultado do tratamento da Canesten para a vaginose bacteriana

O que é a vaginose bacteriana?

Sabe o que é a vaginose bacteriana (VB) e quais são os seus sintomas. Descobre quem está mais propenso a contrair esta infeção vaginal e quais as diferenças entre candidíase e VB. Encontra ainda informação sobre o tratamento da vaginose bacteriana e como prevenir a reincidência desta infeção.

SABE MAIS
Mulher sorridente com cabelo encaracolado, que está a usar uma blusa azul e satisfeita depois de ter experimentado o tratamento da Canesten para a candidíase

O que é a candidíase?

Sabe o que é a candidíase vaginal e quais são os sintomas mais comuns desta infeção fúngica para que a possas identificar facilmente. Podes ainda saber como tratar a candidíase e como evitar que esta se torne uma infeção vaginal recorrente.

SABE MAIS
Mulher a pensar nas respostas ao Quiz sobre candidíase

Quiz sobre a candidíase

Faz o nosso quiz sobre a candidíase e descobre o que é facto e o que é mito. Testa o teu conhecimento sobre saúde íntima feminina e partilha os teus resultados!

QUIZ ONLINE
Homem jovem e sorridente com uma blusa cinzenta, contente com o tratamento da Canesten para candidíase

Causas e sintomas da candidíase no homem

Sabe mais sobre os sintomas da candidíase no homem, sua prevenção e tratamento desta infeção fúngica.

SABE MAIS
Mulher grávida alegre a utilizar uma blusa amarela e a apontar para sua barriga

Tudo o que precisas saber sobre candidíase na gravidez

Sabe como evitar e prevenir que esta infeção fúngica vaginal se desenvolva durante a gravidez.

SABE MAIS
Rapariga sorridente de chapéu com um calendário do seu ciclo menstrual

Compreender o ciclo menstrual

Compreender o ciclo menstrual é essencial para te compreenderes a ti mesma. Descobre aqui em que consiste, como funciona e tudo o que influencia o ciclo menstrual.

SABE MAIS
Senhora sorridente na pré-menopausa vestida de amarelo

O que ocorre na menopausa

A menopausa é uma fase que ocorre na vida de todas as mulheres. Encontra aqui tudo o que precisas saber para compreenderes melhor a menopausa, os seus sintomas e como podes aliviá-los.

SABE MAIS