Pitiríase versicolor | Canesten
Rapariga com roupa de ginástica com os braços atrás da cabeça

Pitiríase Versicolor

Ao contrário do que se pensa, a pitiríase versicolor ou micose da praia não se apanha na praia!

A pitiríase versicolor, também conhecida como micose da praia ou pano branco, é uma infeção fúngica da pele que ocorre devido ao crescimento anormal de um fungo que se encontra na flora natural da pele, a Malassezia furfur. Quando este fungo encontra as condições ideais de temperatura e humidade, aliadas a outros fatores como ambientais, genéticos ou imunológicos, cresce descontroladamente provocando a pitiríase versicolor.

Sintomas da pitiríase versicolor

Poderás ter pitiríase versicolor se observares múltiplas manchas na pele:

  • Brancas, acinzentadas, avermelhadas ou acastanhadas
  • Com ligeira descamação
  • Pequenas e isoladas ou que se unem formando uma ou mais manchas maiores
  • Localizadas geralmente na parte superior do tronco (costas e abdómen), braços e pescoço

Em casos mais severos de pitiríase versicolor poderás sentir:

  • Comichão
  • Dor
Ícone Canesten Médica

Compreender a pitiríase versicolor

A pitiríase versicolor provoca zonas de despigmentação na pele. Por esse motivo, quando vais à praia e ficas bronzeado, é mais fácil identificares que tens esta infeção fúngica, já que há um maior contraste entre a pele infetada e a saudável. É por ser mais fácil detetar nesta situação, que a pitiríase versicolor ficou conhecida por micose da praia.

As manchas na pele são o sintoma mais característico da pitiríase versicolor e tendem a ser mais claras nas zonas expostas ao sol e mais escuras nas protegidas. É devido à cor das lesões variar de zona para zona e pessoa para pessoa que se dá o nome de versicolor.

Ícone Canesten Médica

Tratamento da Pitiríase Versicolor

A melhor forma de tratar a pitiríase versicolor é com um antifúngico eficaz. Podes encontrar várias alternativas não sujeitas a receita médica na tua farmácia, parafarmácia ou online.

Os tratamentos preferenciais para a pitiríase versicolor são os antifúngicos tópicos por serem eficazes e fáceis de aplicar (aplicação direta na pele). Contêm, geralmente, as substâncias ativas clotrimazol ou bifonazol, dois antifúngicos eficazes contra vários tipos de fungos da pele. Os produtos para o tratamento da pitiríase versicolor com bifonazol são aconselhados em situações mais severas desta infeção fúngica da pele por conjugarem ação antifúngica, antibacteriana e anti-inflamatória.

Canesten oferece uma gama alargada de produtos para o tratamento da pitiríase versicolor que eliminam os fungos e aliviam os sintomas rapidamente.

Prevenção da pitiríase versicolor

ícone chuveiro

Toma banho com maior frequência para reduzir a quantidade de sebo na pele. A pitiríase versicolor tende a desenvolver-se mais facilmente em ambientes ricos em lípidos.

ícone tratamento

Seca sempre bem a pele após tomar banho. Os ambientes húmidos criam condições favoráveis à propagação dos fungos como a pitiríase versicolor.

ícone tratamento

Nos casos de pitiríase versicolor recorrente poderá ser necessário realizar um tratamento preventivo para evitar as recidivas. Consulta o teu médico para mais informações.

Factos sobre a pitiríase versicolor

Ícone Canesten corta-unhas

A pitiríase versicolor é mais comum nos jovens adultos fisicamente ativos e na infância e adolescência, provavelmente devido às alterações hormonais que aumentam a produção de sebo na pele.

Ícone Canesten para dor na unha do pé enquanto caminha

A pitiríase versicolor não é uma doença contagiosa. Não existe risco de transmissão do fungo de pessoa para pessoa, nem de ser contagiado em locais públicos como piscinas ou balneários, tal como acontece com outras infeções fúngicas da pele como o pé de atleta.

A cor das manchas provocadas

A cor das manchas provocadas pela pitiríase versicolor tende a variar com o tom de pele de cada pessoa. Em peles mais escuras as manchas são normalmente claras, e em peles claras as manchas são tendencialmente mais escuras.