O que ocorre na menopausa​ | Canesten
Menopausa

O que ocorre na menopausa​

A menopausa é uma fase que ocorre na vida de todas as mulheres. Encontra aqui tudo o que precisas saber para compreenderes melhor a menopausa, os seus sintomas e como podes aliviá-los.

O que é a menopausa?

Em média, no mundo ocidental, as mulheres atingem a menopausa aos 50/51 anos, ocorrendo, geralmente, entre os 40 e os 58 anos. No entanto, há casos de mulheres que atingem a menopausa antes ou depois deste intervalo de idades. Quando ocorre antes dos 40 anos é denominada de menopausa prematura e quando ocorre após os 58 é denominada de menopausa tardia.

A menopausa é, na maior parte dos casos, um processo transitório e gradual acompanhado de alguns sintomas ou alterações físicas , como perda de brilho e firmeza da pele,  secura vaginal ou o mais óbvio, menstruações irregulares ou amenorreia (ausência de menstruação). Apesar destas mudanças ocorram, não significa que não possas continuar a manter e apreciar um estilo de vida e hábitos sexuais saudáveis. Existem várias soluções ou tratamentos que podem ajudar a minimizar as alterações para que te possas sentir sempre confiante e confortável na tua pele.

Como se diagnostica e quais são os sintomas?

Por se tratar de um processo gradual, a menopausa só é diagnosticada após um período de 12 meses sem menstruação (sem uma causa patológica associada). Contudo, se experienciares alterações na duração dos ciclos menstruais, se reparares que não tiveste uma ou duas menstruações ou se estiveres 60 ou mais dias sem menstruação, poderás estar a passar pela fase de transição ou pré-menopausa.

A experiência de cada mulher na menopausa é única, no entanto, existem alguns sintomas mais comummente observados

  • Amenorreia ou diminuição dos ciclos menstruais

  • Afrontamentos

  • Secura vaginal

  • Perda da líbido

  • Alterações de humor

  • Problemas de sono

  • Incontinência urinária

  • Infeções do trato urinário

Como tratar os sintomas da menopausa

Existe uma grande variedade de sintomas e de intensidade dos mesmos que uma mulher na menopausa pode sentir.

Assim, existem também diversos tratamentos ou medidas para as diferentes situações em causa. Por vezes, fazer mudanças no estilo de vida, ou ter uma alimentação mais equilibrada e exercício físico regular, pode ser suficiente para controlar os sintomas. No entanto, quando estas mudanças não são suficientes e os sintomas são muito intensos e difíceis de gerir, deves consultar um médico por forma a encontrar a solução terapêutica que melhor responde às tuas necessidades, que pode passar por Terapêutica Hormonal de Substituição (THS).

Sabe mais sobre saúde íntima

Mulher ativa a usar um top, em pé numa pose de poder com uma paisagem com o sol de fundo

Saúde vaginal: o que precisas saber

Sabe mais sobre as causas e os fatores de risco das infeções vaginais. Sabe quais os sintomas destas infeções e encontra dicas sobre como prevenir o seu aparecimento.

SABE MAIS
Mulher sorridente com cabelo ruivo, a usar uma blusa verde, contente com o resultado do tratamento da Canesten para a vaginose bacteriana

O que é a vaginose bacteriana?

Sabe o que é a vaginose bacteriana (VB) e quais são os seus sintomas. Descobre quem está mais propenso a contrair esta infeção vaginal e quais as diferenças entre candidíase e VB. Encontra ainda informação sobre o o tratamento da vaginose bacteriana e como prevenir a reincidência desta infeção.

SABE MAIS
Mulher sorridente com cabelo encaracolado, que está a usar uma blusa azul e satisfeita depois de ter experimentado o tratamento da Canesten para a candidíase

O que é a candidíase?

Sabe o que é a candidíase vaginal e quais são os sintomas mais comuns desta infeção fúngica para que a possas identificar facilmente. Podes ainda saber como tratar a candidíase e como evitar que esta se torne uma infeção vaginal recorrente.

SABE MAIS
Mulher a pensar nas respostas ao Quiz sobre candidíase

Quiz sobre a candidíase

Faz o nosso quiz sobre a candidíase e descobre o que é facto e o que é mito. Testa o teu conhecimento sobre saúde íntima feminina e partilha os teus resultados!

QUIZ ONLINE
Homem jovem e sorridente com uma blusa cinzenta, contente com o tratamento da Canesten para candidíase

Causas e sintomas da candidíase no homem

Sabe mais sobre os sintomas da candidíase no homem, sua prevenção e tratamento desta infeção fúngica.

SABE MAIS
Mulher grávida alegre a utilizar uma blusa amarela e a apontar para sua barriga

Tudo o que precisas saber sobre candidíase na gravidez

Sabe como evitar e prevenir que esta infeção fúngica vaginal se desenvolva durante a gravidez.

SABE MAIS
Rapariga sorridente de chapéu com um calendário do seu ciclo menstrual

Compreender o ciclo menstrual

Compreender o ciclo menstrual é essencial para te compreenderes a ti mesma. Descobre aqui em que consiste, como funciona e tudo o que influencia o ciclo menstrual.

SABE MAIS
Rapariga de blusa clara sobre um fundo azul a questionar-se se a síndrome pré-menstrual existe

A síndrome pré-menstrual (SPM) existe?

Cada mulher é única e, por isso, passará pela síndrome pré-menstrual (SPM) de forma diferente. Pode ser bastante incomodativa (ou não) e afetar tanto mulheres na adolescência como com 30 ou 40 anos.

SABE MAIS