Clean and healthy female feet on white backdrop

Conselhos para reduzir o risco de infeções da pele

Descobre como boas práticas de higiene te podem ajudar a evitar contrair e propagar infeções fúngicas e a cuidar da saúde da pele e dos pés.

Higiene da pele e dos pés

Os fungos vivem ao nosso redor – no ar, no solo, na água, nas plantas e nos animais. Alguns até vivem naturalmente na nossa pele, fazendo parte da sua flora natural, e podem ser benéficos ou prejudiciais. Por serem difíceis de evitar, as infeções fúngicas são muito comuns. Em algumas circunstâncias, os fungos nocivos podem crescer excessivamente na tua pele, especialmente se o teu sistema imunitário estiver enfraquecido.

Os tipos de infeções fúngicas da pele mais comuns são: pé de atleta, fungos das unhas (onicomicose), pitiríase versicolor, entre outras. Em geral, estas infeções são contagiosas. Os fungos podem passar de uma parte do corpo para outra, quando te coças, e de pessoa para pessoa. A transmissão de pessoa para pessoa pode ocorrer através do contacto direto (pele com pele), mas também da partilha de roupa ou toalhas e do contacto com superfícies ou objetos contaminados. É por isso que manter uma boa higiene é tão importante na prevenção de infeções fúngicas que afetam a saúde da pele e dos pés.

Boas práticas de higiene da pele e dos pés podem ajudar a reduzir o risco de infeções fúngicas, impedir a sua recorrência e prevenir a sua propagação. Os fungos proliferam facilmente em ambientes quentes e húmidos, pelo que manteres a tua pele seca e limpa é a primeira e a mais importante dica de prevenção de infeções fúngicas da pele.

Se descurares a tua de higiene da pele e dos pés, por exemplo, se transpirares muito dos pés ou se não te secares cuidadosamente após o duche ou banho, corres maior risco de contrair infeções fúngicas da pele e dos pés.

Utilizar roupa limpa também pode ajudar a prevenir infeções fúngicas. E o mesmo é válido para os lençóis que absorvem a humidade da transpiração noturna – muda os lençóis regularmente. Uma cama quente e húmida constitui o ambiente ideal para o desenvolvimento de fungos.

Os fungos são muito comuns em espaços comunitários como piscinas, ginásios e chuveiros públicos, ou seja, áreas constantemente húmidas e quentes. Para prevenir contraíres infeções fúngicas nestes locais, é aconselhável que tenhas cuidado extra. Por exemplo, certifica-te que usas sempre chinelos nos balneários e chuveiros públicos. Além disso, nunca partilhes as toalhas. Leva sempre a tua toalha e lava-a e seca-a em casa depois de a teres usado em espaços comunitários.

Cuida bem dos pés para prevenir ou travar a reincidência de infeções fúngicas como o pé de atleta.

Segue os seguintes conselhos:

Meias e sapatos:

  • Escolhe meias que evitem a transpiração. Opta pelas fibras naturais, o algodão é a melhor opção.

  • Evita sapatos que impeçam os teus pés de respirar ou que façam pressão sobre as tuas unhas.

  • Usa sempre sandálias ou chinelos nos balneários de ginásios ou piscinas para prevenir infeções.

  • Tira os sapatos quando chegas a casa para deixar os teus pés “respirar”.

Cuidado dos pés e unhas:

  • Evita utilizar os mesmos acessórios ou instrumentos das unhas em unhas infetadas e unhas saudáveis.
  • Mantém as tuas unhas dos pés curtas, aparadas e limpas
  • Se possível, quando fores fazer manicure ou pedicure, leva os teus próprios acessórios como corta-unhas, limas, polidores, etc.
  • Certifica-te que os instrumentos e acessórios usados no salão que frequentas são limpos e esterilizados devidamente entre clientes.

Hábitos de higiene simples que podem ajudar a prevenir a propagação de infeções fúngicas da pele e dos pés

As infeções fúngicas da pele e dos pés são altamente contagiosas. Por isso, é importante prevenir que se espalhem a outras partes do corpo ou a outras pessoas. Algumas pessoas são mais vulneráveis do que outras e podem contrair este tipo de infeções mais facilmente, outras nunca as contraem mesmo tendo contacto diário com uma pessoa infetada. Hábitos de higiene da pele e dos pés simples podem ajudar a prevenir a propagação destas infeções fúngicas.

fh_generic_05
  • Lava e seca as tuas mãos cuidadosamente depois de teres tocado numa zona infetada, após a aplicação dum tratamento para as infeções fúngicas da pele, ou após teres tocado em objetos ou superfícies que possam estar infetadas.

  • Mantém-te afastado de locais públicos onde possas correr maior risco de propagar infeções fúngicas.

  • Utiliza apenas os teus itens pessoais, não partilhes roupa, sapatos, toalhas ou lençóis.

  • Usa toalhas diferentes para a área infetada e para o resto do corpo.

Se sofres de uma infeção fúngica, Canesten oferece uma gama de produtos que te podem ajudar a tratá-la. Lembra-te, ainda, que deves manter uma boa higiene da pele e dos pés, mas evita lavares-te em excesso pois também pode irritar a tua pele.

É sempre melhor tratar uma infeção fúngica o mais cedo possível. Quanto mais tempo deixares uma infeção fúngica sem tratamento, maiores os danos que os fungos podem causar à tua pele e unhas.