Mulher em calções a usar sapatilhas brancas e a atar os sapatos

Pé de Atleta

Não precisas ser atleta para contrair esta patologia – o pé de atleta pode afetar qualquer um!

Pé de atleta (tinea pedis) é uma infeção fúngica da pele que afeta a saúde dos pés. É causada por um grupo de fungos chamados dermatófitos. Estes fungos proliferam em ambientes quentes e húmidos, tais como balneários, chuveiros, sapatos, meias ou até em pés suados. É por isso que se sentem “em casa” entre os dedos dos pés, mas o pé de atleta também pode afetar a sola e a parte lateral dos pés.

Sintomas do pé de atleta

Podes estar a sofrer de pé de atleta se tiveres algum dos seguintes sintomas:

  • Comichão, ardor ou sensação de queimadura nos dedos e nos pés
  • Pele muito seca, gretada ou a descamar
  • Pele rachada, fragilizada (amaciada) ou esbranquiçada entre os dedos dos pés
  • Fissuras ou rachas entre os dedos dos pés, na sola ou nos calcanhares
  • Mau cheiro dos pés

Também podes experienciar sintomas mais severos de pé de atleta como:

  • Bolhas nos pés, em especial na sola
  • Pele rachada com inflamação
  • Infeção bacteriana (muitas vezes causadora do mau cheiro)
Ícone Canesten Médica

Compreender o pé de atleta

O mais importante que necessitas saber sobre o pé de atleta é que esta infeção fúngica da pele dos pés é muito contagiosa. Podes facilmente contrair pé de atleta através de contacto pele com pele ou do contacto com superfícies contaminadas. Além disso, se não tratares o pé de atleta é muito mais provável que o fungo reapareça, podendo espalhar-se a outras zonas do corpo.

Homem a saltar e o símbolo de mais vendido na europa da Canesten

Tratamento para o pé de atleta

O tratamento com um medicamento antifúngico é a forma mais simples e eficaz de acabar com o pé de atleta. Existem várias opções de tratamento para o pé de atleta, disponíveis em farmácias, parafarmácias e online, sendo o formato creme um dos mais procurados.

Os tratamentos tópicos eliminam os principais tipos de fungos causadores de pé de atleta. São fáceis de aplicar (aplicação direta na pele) e contêm normalmente as  substâncias ativas bifonazol ou clotrimazol que também possuem propriedades antibacterianas. Nos casos de pé de atleta com inflamação poderá ser necessária a aplicação conjunta de um antifúngico com um corticosteroide (p. ex a dexametazona).

Canesten oferece uma gama alargada de produtos para a prevenção e tratamento do pé de atleta que eliminam os fungos e aliviam os sintomas rapidamente.

Prevenir o pé de atleta

Ícone Canesten de toalha pendurada

Seca sempre bem os pés e presta especial atenção às zonas entre os dedos, de modo a evitar a acumulação de humidade e prevenir o pé de atleta.

Ícone da Canesten para um par de meias limpas

Utiliza meias lavadas todos os dias. Troca de meias depois de praticar desporto ou no caso de dias quentes para protegeres os teus pés dos fungos.

Ícone Canesten de unhas cortadas e limpas

Mantém as unhas dos pés curtas e limpas para prevenir que as infeções fúngicas se estendam a outras zonas.

Factos sobre pé de atleta

Ícone Canesten para Chuveiro Público

Poderás ter maior risco de contrair pé de atleta se andares descalço em balneários, chuveiros públicos ou ginásios, ou se tiveres contacto com alguém infetado com esta condição.

Ícone Canesten para Terra

O pé de atleta é um problema comum: mais de 70% da população poderá vir a sofrer de pé de atleta pelo menos uma vez ao longo da sua vida. Embora qualquer pessoa possa contrair pé de atleta, os homens e as pessoas mais velhas são os grupos de maior risco.

Ícone Canesten para mão aberta

Quando não tratado, o pé de atleta pode espalhar-se a outras partes do corpo. Isto ocorre frequentemente se te coçares, podendo causar outras infeções fúngicas da pele em diferentes áreas do corpo.