Closeup view of woman foot with beautiful and healthy nails after Canesten treatment

Fungos das unhas

Se contraíste uma infeção fúngica da unha, podes correr o risco de espalhar os fungos da(s) unha(s) afetada(s) a outras partes do corpo.

As infeções fúngicas da unha, também designadas por onicomicoses, são causadas por dermatófitos, um grupo de fungos altamente contagioso que se propaga facilmente em ambientes quentes e húmidos. Os dermatófitos são também os fungos responsáveis pelo pé de atleta.

Sintomas de fungos das unhas

Podes estar a sofrer de fungos das unhas se notares:

  • Riscas brancas ou amareladas na unha
  • A unha mais grossa, áspera ou quebradiça
  • Perda de brilho e lustro da unha
  • As pontas da unha quebradiças, irregulares ou a esfarelar
  • A unha solta, levantada ou a desprender-se
  • A área debaixo da unha mais grossa ou endurecida
  • Uma mudança do formato da unha
  • Resíduos presos debaixo da unha
  • Um odor desagradável da unha infetada

Deves consultar um médico se:

  • As tuas unhas ou pele debaixo das unhas tiver um tom amarelado ou esverdeado
  • Se sofres de diabetes e suspeitas ter uma onicomicose, consulta o teu médico antes de iniciares qualquer tratamento para as infeções fúngicas da unha.

 

Ícone Canesten Médica

Causas dos fungos das unhas

Usar sapatos velhos, meias suadas ou andar descalço em zonas públicas como piscinas ou balneários pode causar infeções fúngicas da unha e outras patologias semelhantes.

Homem atlético a atar os seus sapatos pretos

Tratamento dos fungos das unha

Ainda que possas experienciar sintomas desagradáveis ou até dolorosos, podes ficar descansado, porque o tratamento para os fungos das unhas é fácil de encontrar e eficaz.

Lembra-te: Quanto mais cedo começares o tratamento, mais fácil será livrares-te dos fungos das unhas. Para um tratamento rápido e eficaz da onicomicose é importante a remoção da parte infetada da unha, para que o tratamento penetre na superfície da mesma e alcance a infeção. Canespro é o 1º passo de um tratamento para os fungos das unhas, com um modo de ação clinicamente comprovado, que remove gradualmente e sem dor a parte infetada da unha em 2 a 3 semanas. Uma vez exposto o fungo, deves completar o tratamento com um creme antifúngico com bifonazol durante 4 semanas, o 2º passo do tratamento eficaz dos fungos das unhas.

O tratamento em 2 passos com Canespro (2 a 3 semanas) seguido de um creme antifúngico com bifonazol (4 semanas) é a forma mais rápida de conseguir unhas bonitas e saudáveis.

Prevenir os fungos das unhas

Ícone Canesten pé

Sofres de pé de atleta? Certifica-te que tratas o pé de atleta o mais cedo possível, já que o fungo pode espalhar-se e afetar as unhas dos pés, causando onicomicose, ou a outras áreas da pele.

Ícone Canesten unhas aparadas

Mantém as unhas dos pés curtas e aparadas para evitar o aparecimento de fungos das unhas. A forma correta de cortar e limar as suas unhas é em linha reta e não em forma arredondada ou em v.

Ícone Canesten corta-unhas

Quando fores fazer manicure ou pedicure, leva os teus próprios acessórios. Corta-unhas, limas e polidores contribuem para a propagação de infeções fúngicas da unha se não forem devidamente esterilizados.

Ícone Canesten para dor na unha do pé enquanto caminha

Evita usar sapatos apertados pois podem danificar a barreira cutânea da pele à volta da unha, permitindo que os fungos se infiltrem unhas.

Factos sobre os fungos das unhas

Ícone Canesten para Fungos das unhas dos pés

As infeções fúngicas da unha afetam 10% da população mundial. E 80% das infeções fúngicas da unha ocorrem nas unhas dos pés.

Ícone Canesten para chuveiro público

Balneários, chuveiros públicos e acessórios ou instrumentos de manicure e pedicure não esterilizados são fatores que aumentam o risco de contraíres infeções fúngicas da unha.

Canesten para lavagem das mãos

Lembra-te de lavar as mãos! O contacto com uma pessoa que sofra de fungos das unhas pode ser o suficiente para desenvolveres este problema. Além disso, a partilha de objetos contaminados como toalhas, lençóis e roupa também pode espalhar a infeção.