FAQs sobre saúde da pele e dos pés | Canesten

Preguntas mais frequentes

    Candidíase

      O prurido ou comichão é um sintoma comum de candidíase, por isso podes estar certa. Consulta a página da candidíase para ver se tens algum outro sintoma associado.

      Podes diagnosticar-te a ti mesma no conforto da tua casa, utilizando o nosso teste de autodiagnóstico rápido, fácil e de confiança. Clica aqui para saberes mais sobre o teste de autodiagnóstico.

      Se sofreste de candidíase uma vez, não significa necessariamente que vais contrair a doença novamente. No entanto, para evitar episódios recorrentes de candidíase, podes precisar de fazer algumas alterações simples ao teu estilo de vida. Por exemplo, deves evitar a utilização de desodorizantes e de produtos perfumados à volta da tua zona íntima, e mudar de roupa interior depois de teres feito exercício físico.

      Clica aqui para obteres mais conselhos sobre a prevenção da candidíase.

      Se é a primeira vez que tens candidíase, aconselha-te com o teu médico sobre o tratamento adequado. Se já sofreste de candidíase, podes facilmente tratá-la em casa.

      Clica aqui para veres a gama de produtos à tua disposição.

      Todos produtos Gino-Canesten são eficazes no tratamento da candidíase. Contudo, desenvolvemos vários tipos de formulação para que cada pessoa possa ter acesso ao tipo de tratamento que lhe é mais confortável e adequado.

      Clica aqui para veres a nossa gama completa de produtos

      Não. Gino-Canesten é um medicamento não sujeito a receita médica, estando disponível na tua farmácia ou parafarmácia, sem necessidade de apresentares uma prescrição médica.

      Durante a gravidez é comum as mulheres desenvolverem candidíase devido às alterações que ocorrem naturalmente no corpo, especialmente durante o terceiro trimestre.

      Podes tratar a Candidíase durante a gravidez, recorrendo ao Gino-Canesten, no entanto, no terceiro trimestre, não deves utilizar o aplicador.

      Clica aqui para saberes mais sobre a candidíase na gravidez.

      Podes utilizar o Gino-Canesten em qualquer altura do dia. No entanto, é preferível que o utilizes à noite antes de deitar. Para melhores resultados, deves deitar-te assim que possível após a aplicação do produto para evitar que este possa sair.

      Durante o tratamento com Gino-Canesten poderás querer utilizar algum tipo de proteção para as tuas cuecas, como pensos higiénicos ou diários, já que poderá haver saída de algum produto que poderá estragá-las.

      Não, podes comer e beber normalmente durante o tratamento com Gino-Canesten.

      É de evitar ter relações sexuais até a candidíase estar tratada, uma vez que pode ser passada ao parceiro(a).

      É importante saberes que o Gino-Canesten creme com clotrimazol pode danificar produtos com látex, como os preservativos e diafragmas. Isto significa que o teu método contracetivo poderá ter eficácia reduzida, pelo que deverás utilizar métodos ou medidas preventivas alternativas pelo menos durante 5 dias após o tratamento com Gino-Canesten creme.

      A candidíase não é uma infeção sexualmente transmissível. No entanto, se tens relações sexuais com a mesma pessoa podes transmitir a candidíase ao teu(tua) companheiro(a) e este(a) a ti. Os homens também podem sofrer de candidíase. Gino-Canesten creme está indicado para o tratamento da candidíase no homem.

      É importante saberes que Gino-Canesten creme pode danificar produtos com látex, como os preservativos e diafragmas. Isto significa que o método contracetivo poderá ter eficácia reduzida, pelo que deverás utilizar métodos ou medidas preventivas alternativas, pelo menos durante 5 dias após o tratamento com Gino-Canesten creme.

      Deves consultar o teu médico se os sintomas não desaparecerem até 7 dias após terminares o tratamento. É possível que os sintomas possam ser causados por outra patologia.

      Sim, os homens também podem ter candidíase, mesmo sem apresentarem os sintomas característicos. O tratamento da candidíase no homem pode ser feito com Gino-Canesten creme.

      É importante saberes que o Gino-Canesten creme pode danificar produtos com látex, como os preservativos e diafragmas. Isto significa que o método contracetivo poderá ter eficácia reduzida, pelo que deverás utilizar métodos ou medidas preventivas alternativas, pelo menos durante 5 dias após o tratamento com Gino-Canesten creme.

      Clica aqui para saberes mais sobre a candidíase no homem

      Vaginose bacteriana

        A VB é, na verdade, a infeção vaginal mais comum nas mulheres em idade fértil. Na maioria dos casos não há razão para alarme e é causada por um desequilíbrio no pH da vagina.

        Se pensas que tem VB e estás grávida, deves aconselhar-te com o teu médico sobre o tratamento.

        Clica aqui para saberes mais sobre a VB.

        Os sintomas variam de mulher para mulher, mas os mais frequentes e a que deves estar atenta incluem odor desagradável a peixe e corrimento aquoso de cor branco-acinzentado.

        Clica aqui para saberes mais sobre outros sintomas da VB.

        O odor a peixe é um dos sintomas mais comuns de VB e, infelizmente, as lavagens podem contribuir para o aumentar, em vez de o fazer desaparecer. Isto deve-se ao facto de as lavagens com sabonetes ou géis de duche comuns e os duches vaginais poderem alterar o pH da vagina, conduzindo a uma infeção (VB) e, consequentemente, ao referido odor. É melhor utilizares um produto de lavagem específico como o gel de lavagem Gino-Canesfresh Daily, concebido para limpar e proteger a sua zona íntima e manter o equilíbrio do pH.

        É fácil confundir a VB com a candidíase, porque a VB é pouco conhecida, mas, na verdade, os sintomas e as causas das duas são diferentes. A candidíase é uma infeção causada por fungos, enquanto que a VB é uma infeção causada por bactérias.

        Nós ajudamos-te a fazer um diagnóstico seguro em apenas 10 segundos com o inovador teste de autodiagnóstico Gyno-Canestest.

        Sabe mais sobre o teste de autodiagnóstico Gyno-Canestest aqui.

        Não, a VB não é uma infeção sexualmente transmissível e o parceiro masculino não necessita de fazer qualquer tratamento.

        Se realizaste um diagnóstico com o nosso teste de autodiagnóstico Gyno-Canestest ou se foste diagnosticada pelo teu médico e sabes que tens VB, podes utilizar Gyno-Canesbalance, um gel vaginal interno que ajuda a aliviar os sintomas da infeção. Gyno-Canesbalance é um tratamento de 7 dias que ajuda a regular o pH da vagina, tratando os sintomas da infeção.

        Para mais pormenores sobre Gyno-Canesbalance clica aqui.

        Gyno-Canesbalance contém um pré-biótico e um pós-biótico. O pré-biótico é o glicogénio que fornece nutrientes às bactérias boas, auxiliando o seu crescimento, o que permite restaurar a flora vaginal. O pós-biótico é o ácido lático que restabelece o pH normal da vagina e alivia, assim, o odor desagradável a peixe.

        Gyno-Canesbalance está clinicamente comprovado.

        É preferível utilizares Gyno-Canesbalance antes de ires para a cama, já que a posição deitada ajudará a evitar que o produto saia. No entanto, é expectável que ocorra sempre alguma saída de produto. Assim, poderás utilizar algum tipo de proteção para as tuas cuecas, como pensos higiénicos ou diários, para evitar estragá-las.

        Gyno-Canesbalance pode ser utilizado durante a gravidez, no entanto, se estás grávida e pensas ter uma infeção vaginal, deves falar com o teu médico.

        Deves consultar o teu médico se não sentires alívio dos sintomas após utilizares Gyno-Canesbalance conforme indicado. É possível que os sintomas possam ser causados por outra patologia.

        Pé de Atleta

          O pé de atleta é uma infeção da pele, muito comum, causada por fungos. Podes tratá-la muito facilmente com um medicamento antifúngico aplicado diretamente sobre a área infetada. Existem vários antifúngicos Bayer para o tratamento do pé de atleta.

          Clica aqui para conheceres os nossos produtos para o pé de atleta.

          Infelizmente não. O pé de atleta é uma infeção fúngica da pele que requer tratamento com um medicamento antifúngico. Quanto mais cedo tratares, mais depressa resolves o problema.

          Para mais informações sobre como tratar de forma simples e eficaz o pé de atleta, visita a nossa página sobre o pé de atleta.

          Dependendo do produto, a recomendação de tratamento varia entre 1 e 4 semanas. Os sintomas de infeção de pele, como a comichão e a dor, devem melhorar dentro de alguns dias de tratamento com qualquer um dos medicamentos antifúngicos Bayer para o pé de atleta, no entanto, deverás continuar a aplicar o tratamento durante o período indicado, já que os fungos podem persistir. Se os sintomas não melhorarem dentro de 7 dias, consulta o teu médico.

          O pé de atleta não deve impedir-te de fazer exercício físico, mas deves evitar a natação para prevenir que a infeção se alastre. Ao fazer exercício, deves usar meias de algodão e, nos balneários, calçar chinelos ou sandálias. Depois do exercício físico, lava e seca bem os pés com uma toalha específica para essa zona. Lava as tuas meias em água quente e deixa os teus sapatos secar bem depois de os usares.

          Existem algumas medidas simples que podes tomar para diminuir o risco de contrair pé de atleta. A mais importante é manter os pés limpos e secos, principalmente depois de teres frequentado balneários públicos, piscinas e chuveiros. Clica aqui para mais conselhos sobre prevenção.

          Além disso, Canesten pó aplicado diariamente nos sapatos e meias absorve a humidade, ajudando a prevenir reinfeções. Sabe mais sobre Canesten pó aqui.

          Onicomicose

            A remoção da parte infetada da unha é fundamental para o tratamento rápido e eficaz da onicomicose. O tratamento em 2 passos com Canespro seguido de creme antifúngico é a forma mais rápida de conseguir unhas bonitas e saudáveis. A aplicação de Canespro pomada de ureia a 40% amolece a parte infetada da unha, para que a possas remover gradualmente e sem dor, expondo o fungo (2 a 3 semanas). Uma vez exposto o fungo, deves completar o tratamento com um creme antifúngico durante 4 semanas, para eliminar a infeção na sua origem.

            Tratar uma infeção fúngica nas unhas pode ser um processo demorado e, na maioria dos tratamentos, pode demorar vários meses até obter resultados visíveis. O tratamento em 2 passos com Canespro (2 a 3 semanas, dependendo da extensão da infeção e da espessura da unha) seguido de creme antifúngico (4 semanas) é a forma mais rápida de conseguir unhas bonitas e saudáveis. Canespro remove a parte infetada da unha permitindo alcançar a raiz da infeção, uma vez que 85% das infeções fúngicas nas unhas ocorrem sob a unha, no leito ungueal. Uma vez exposto o fungo, deves completar o tratamento aplicando creme antifúngico no leito da unha, para eliminar o fungo na sua origem.

            Clica aqui para obteres mais informações sobre Canespro.

            Sim, podes, apesar de ser sete vezes mais provável apanhar uma infeção numa unha dos pés do que numa unha das mãos. Isto acontece porque os pés andam em ambientes húmidos e quentes, como meias e sapatos, balneários públicos ou pisos de piscinas, onde os fungos que causam as infeções fúngicas na unha são mais frequentemente encontrados.

            Sim, é contagiosa e, se não a tratares, corres o risco de ela se espalhar às outras unhas. Por isso, é importante começar o tratamento o mais rápido possível. Deves evitar balneários, piscinas e salões de beleza ou manicura enquanto tiveres uma infeção fúngica na unha, para impedir que ela se espalhe.

            A melhor forma de evitar futuras infeções fúngicas da unha é cuidares bem dos teus pés e unhas. Por exemplo, seca sempre muito bem os seus pés e usa chinelos em piscinas ou balneários públicos.

            Clica aqui para mais conselhos sobre prevenção.

            Eritema da fralda

              Se o eritema da fralda já dura há 3 ou mais dias apesar dos tratamentos, pode ser um eritema por Cândida, que precisa de ser tratado com um medicamento antifúngico. Se suspeitas que o teu bebé tem um eritema da fralda por Cândida, consulta o teu médico.

              A pele do teu bebé é muito delicada e irrita-se facilmente com a fricção ou contacto prolongado com a urina e fezes na fralda. O eritema da fralda também pode ser provocado por uma infeção pelo fungo Cândida.

              Clica aqui para saberes mais sobre o eritema da fralda e o eritema da fralda por Cândida

              Podes proteger o rabinho do teu bebé usando uma pomada para a prevenção do eritema da fralda, como Bepanthene Baby, em cada muda da fralda. Bepanthene Baby cria uma película protetora transparente que impede o contacto da pele com a urina, fezes e fricção de fraldas apertadas, mas que deixa a pele respirar. Contém Dexpantenol que penetra profundamente na pele e estimula e acelera o processo natural de regeneração da pele. Se o teu bebé tem um eritema da fralda por Cândida, a infeção tem de ser tratada com um medicamento antifúngico, como Canesten creme. Se suspeitas que o teu bebé tem um eritema da fralda por Cândida, consulta o teu médico.

              Clica aqui para saberes mais sobre como tratar o Eritema da Fralda.

              Tenta deixar que o teu bebé se mova sem a fralda durante o máximo de tempo possível, assegura-te de que as fraldas são mudadas regularmente e usa uma pomada protetora, como Bepanthene Baby todos os dias para cuidar da pele delicada do teu bebé e protegê-la contra os elementos irritantes e a fricção.

              Para mais conselhos sobre como prevenir o eritema da fralda clica aqui.