Vaginose bacteriana | Canesten
Mulher ruiva e jovem sorridente, a usar uma blusa verde, contente com o resultado do tratamento da vaginose bacteriana da Canesten

Vaginose bacteriana (VB)

Já quase todas as mulheres ouviram falar de candidíase, no entanto, existe uma infeção mais prevalente: a vaginose bacteriana (VB). Esta é a infeção vaginal mais comum nas mulheres em idade fértil e estima-se que afete entre 15 a 20% das mulheres portuguesas.

Se és mulher e tens entre 15 e 44 anos, então estás no grupo de maior risco para contrair vaginose bacteriana (VB). O nome pode parecer assustador, mas, felizmente, é facilmente tratada.

A vaginose bacteriana é causada pela alteração do valor do pH da vagina.O desequilíbrio do pH vaginal é acompanhado por um crescimento excessivo de bactérias “más” que substituem as bactérias “boas” (lactobacilos). Ou seja, a vaginose bacteriana ocorre quando existe uma quantidade superior de bactérias “más” face à microflora normal, abundante em lactobacilos.

Sintomas da vaginose bacteriana

    Poderás ter vaginose bacteriana se experienciares os seguintes sintomas:

    • Odor desagradável a peixe
    • Corrimento aguado
    • Corrimento acinzentado ou esbranquiçado

    Os sintomas acima pioram após relações sexuais ou durante a menstruação.
    Todas a mulheres são diferentes, por isso, pode acontecer que sofras de vaginose bacteriana e não tenhas sintomas. Também deves ter em atenção que a vaginose bacteriana não é sexualmente transmissível e não deverá causar qualquer tipo de sensação de ardor ou irritação.

    Deves consultar um médico se:

    • É a primeira vez que estás a ter qualquer um dos sintomas de vaginose bacteriana
    • Estás grávida
    ícone médica Canesten

    Compreender a vaginose bacteriana

    A maioria das mulheres não sabe que as infeções vaginais causadas por bactérias, como a vaginose bacteriana, são mais comuns do que as infeções causadas por fungos, como é o caso da candidíase ou da tricomoníase.

    Tratamento da vaginose bacteriana

    A vaginose bacteriana pode ser tratada de forma simples e eficaz com tratamentos de aplicação tópica.

    Produtos como Gyno-Canesbalance ajudam a regular o pH da tua vagina, tratando a vaginose bacteriana.

    Gyno-Canesblance oferece um benefício triplo: elimina eficazmente o odor desagradável a peixe e o corrimento anormal, limita o crescimento de bactérias “más” e ajuda as bactérias ”boas” a restabelecerem a flora vaginal. Gyno-Canesbalance é um tratamento de 7 dias, mas é provável que comeces a sentir diferenças em apenas 3 dias, no entanto não deverás interromper o tratamento. Graças aos seus aplicadores em bisnaga de utilização única, Gyno-Canesbalance é prático e de cómoda utilização, sendo aconselhável que faças a sua aplicação ao deitar.

    Prevenção da vaginose bacteriana

    Ícone Canesten para detergente da roupa

    Evita a utilização de detergentes fortes para lavar a roupa interior. Muda a tua roupa interior após nadar ou praticar exercício físico para evitar o aparecimento da vaginose bacteriana ou outras infeções vaginais.

    Ícone Canesten para desodorizante em spray

    Não laves a zona íntima em excesso e evita a utilização de produtos perfumados ou desodorizantes ao redor da área vaginal.

    Ícone Canesten de Tampão

    Troca os tampões e pensos higiénicos frequentemente.

    Factos sobre a vaginose bacteriana

    Ícone Canesten de Esperma

    Utilizar proteção durante as relações sexuais pode ajudar à prevenção da vaginose bacteriana. O sémen está entre os fatores que podem despoletar esta infeção vaginal.

    ícone Canesten para Gota de PH

    O pH natural da vagina é mais baixo que 4,5, o que quer dizer que é ligeiramente ácido. Um pH superior a 4,5 é um indicador de que poderás ter vaginose bacteriana.

    ícone de Canesten para células fúngicas no microscópio

    Ainda que a vaginose bacteriana possa ser confundida com a candidíase, estas duas infeções vaginais são bastante distintas e exigem, consequentemente, tratamentos diferentes. Se tiveres dúvidas, o melhor é consultares o teu médico ou fazer o nosso teste online. Com apenas 3 perguntas ajudamos-te a identificar o pode estar a acontecer e a encontrar o tratamento adequado.

    Ícone Canesten para Duche Vaginal

    A utilização de duches vaginais é uma das causas mais comuns de vaginose bacteriana, já que estes perturbam o equilibro natural da vagina. Este desequilíbrio pode ainda aumentar o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis ou outras infeções vaginais.

    Sabe mais sobre saúde íntima

    Mulher ativa a usar um top, em pé numa pose de poder com uma paisagem com o sol de fundo

    Saúde vaginal: o que precisas saber

    Sabe mais sobre as causas e os fatores de risco das infeções vaginais.Sabe quais os sintomas destas infeções e encontra dicas sobre como prevenir o seu aparecimento.

    SABE MAIS
    Mulher sorridente com cabelo ruivo, a usar uma blusa verde, contente com o resultado do tratamento da Canesten para a vaginose bacteriana

    O que é a vaginose bacteriana?

    Sabe o que é a vaginose bacteriana (VB) e quais são os seus sintomas. Descobre quem está mais propenso a contrair esta infeção vaginal e quais as diferenças entre candidíase e VB. Encontra ainda informação sobre o tratamento da vaginose bacteriana e como prevenir a reincidência desta infeção.

    SABE MAIS
    Mulher sorridente com cabelo encaracolado, que está a usar uma blusa azul e satisfeita depois de ter experimentado o tratamento da Canesten para a candidíase

    O que é a candidíase?

    Sabe o que é a candidíase vaginal e quais são os sintomas mais comuns desta infeção fúngica para que a possas identificar facilmente. Podes ainda saber como tratar a candidíase e como evitar que esta se torne uma infeção vaginal recorrente.

    SABE SMAIS
    Mulher a pensar nas respostas ao Quiz sobre candidíase

    Quiz sobre a candidíase

    Faz o nosso quiz sobre a candidíase e descobre o que é facto e o que é mito. Testa o teu conhecimento sobre saúde íntima feminina e partilha os teus resultados!

    QUIZ ONLINE
    Homem jovem e sorridente com uma blusa cinzenta, contente com o tratamento da Canesten para candidíase

    Causas e sintomas da candidíase no homem

    Sabe mais sobre os sintomas da candidíase no homem,sua prevenção e tratamento desta infeção fúngica.

    SABE MAIS
    Mulher grávida alegre a utilizar uma blusa amarela e a apontar para sua barriga

    Tudo o que precisas saber sobre a candidíase vaginal na gravidez

    Sabe como evitar e prevenir que esta infeção fúngica vaginal se desenvolva durante a gravidez.

    SABE MAIS
    Rapariga sorridente de chapéu com um calendário do seu ciclo menstrual

    Compreender o ciclo menstrual

    Compreender o ciclo menstrual é essencial para te compreenderes a ti mesma. Descobre aqui em que consiste, como funciona e tudo o que influencia o ciclo menstrual.

    SABE MAIS
    Rapariga de blusa clara sobre um fundo azul a questionar-se se a síndrome pré-menstrual existe

    A síndrome pré-menstrual (SPM) existe?

    Cada mulher é única e, por isso, passará pela síndrome pré-menstrual (SPM) de forma diferente. Pode ser bastante incomodativa (ou não) e afetar tanto mulheres na adolescência como com 30 ou 40 anos.

    SABE MAIS
    Senhora sorridente na pré-menopausa vestida de amarelo

    O que ocorre na menopausa

    A menopausa é uma fase que ocorre na vida de todas as mulheres. Encontra aqui tudo o que precisas saber para compreenderes melhor a menopausa, os seus sintomas e como podes aliviá-los.

    SABE MAIS