A síndrome pré-menstrual (SPM) existe? | Canesten
Rapariga de blusa clara

A síndrome pré-menstrual (SPM) existe?

Cada mulher é única e, por isso, passará pela síndrome pré-menstrual (SPM) de forma diferente. Pode ser bastante incomodativa (ou não) e afetar tanto mulheres na adolescência como com 30 ou 40 anos.

Síndrome Pré-Menstrual

Apesar de ser objeto de piadas ou de ser tomada de ânimo leve, a síndrome
pré-menstrual, também conhecida por SPM, é uma síndrome real que compreende uma lista de sintomas ligados ao ciclo menstrual e à menstruação. Estes sintomas podem ser físicos, emocionais ou comportamentais e são resultado de mudanças hormonais que ocorrem ao longo do ciclo menstrual (sabe mais sobre o ciclo menstrual aqui). A SPM é bastante comum, afetando 3 em cada 4 mulheres e os sintomas surgem, geralmente, uma ou duas semanas antes do período e tendem a desaparecer 1 ou 2 dias após o início do ciclo seguinte, ou seja, o primeiro dia da menstruação.

Há mais de uma centena de sintomas diferentes associados à SPM, desde irritabilidade, ansiedade, depressão, desejo de açúcar ou problemas de sono, até ao inchaço abdominal, hipersensibilidade, dor nos seios e manchas na pele  ou acne.

Cada mulher experiencia a SPM de forma diferente e certos sintomas podem ser mais ou menos pronunciados em diferentes fases da vida. Por exemplo, tanto podes ter mais sintomas da SPM na puberdade como quando atingesos 30 ou 40 anos de idade.

Prevenir e tratar a SPM

Nem sempre é possível prevenir totalmente a SPM, mas há muitas coisas que podes fazer para a ajudar a gerir e reduzir os sintomas.

O teu estilo de vida pode contribuir para certos sintomas da SPM. Por exemplo, o peso, a prática de exercício físico, o tabagismo, os hábitos alimentares e de consumo de bebidas, podem influenciar o risco de teres SPM, bem como a gravidade dos sintomas.

Se a SPM afeta o teu dia-a-dia, podes consultar o médico, que te ajudará recomendando-te diferentes tratamentos ou medidas a tomar para aprenderes a lidar com os sintomas.

Stress e sono

Devido às alterações hormonais que ocorrem no teu corpo quando se aproxima o período, podes estar mais sensível ao stress e depressão. Tenta não assumir demasiadas tarefas e pede ajuda aos outros se te sentires menos capaz de lidar com elas.

Dormir o suficiente, fazer exercício físico regularmente e ter uma alimentação saudável podem ajudar-te a reduzir os níveis de stress e a conservar a tua boa disposição.

As alterações hormonais que atravessas em momentos do ciclo menstrual também têm repercussões sobre os teus padrões de sono. É melhor limitares a ingestão de álcool, uma vez que esta interfere com os processos normais do sono e pode afetar a sua qualidade. Exercício físico regular pode ajudar-te a dormir melhor, reduzindo os níveis de stress e libertando endorfinas que aumentam a boa disposição.

Ar livre

Tenta estar ao ar livre tanto quanto possível. A luz natural aumenta os níveis de serotonina e dopamina, o que ajuda a melhorar o teu humor e a lidar melhor com a SPM.

Alimentação

Introduzir algumas mudanças na alimentação pode, muitas vezes, ajudar a aliviar os sintomas de SPM. Tenta reduzir o consumo de gorduras saturadas, sal, açúcar e cafeína. Opta por alimentos ricos em ferro, como vegetais de folhas escuras, feijão, sementes e carne branca ou vermelha. Estas alterações ajudam a combater o cansaço. Se sofres de inchaço abdominal, tenta reduzir a ingestão de sal e aumentar o consumo de água. Se anseias por algo doce, tenta consumir mais fibra e proteínas – a fibra e os alimentos ricos em proteína ajudam a que te sintas saciada e cheia, evitando picos de açúcar no sangue.

Quando deves consultar o médico

Se não consegues gerir a síndrome pré-menstrual com mudanças no teu estilo de vida e se os sintomas da SPM estão a afetar a tua saúde e atividades do quotidiano, procura o conselho do um médico.

Sabe mais sobre saúde íntima

Mulher ativa a usar um top, em pé numa pose de poder com uma paisagem com o sol de fundo

Saúde vaginal: o que precisas saber

Sabe mais sobre as causas e os fatores de risco das infeções vaginais . Sabe quais os sintomas destas infeções e encontra dicas sobre como prevenir o seu aparecimento.

SABE MAIS
Mulher sorridente com cabelo ruivo, a usar uma blusa verde, contente com o resultado do tratamento da Canesten para a vaginose bacteriana

O que é a vaginose bacteriana?

Sabe o que é a vaginose bacteriana (VB) e quais são os seus sintomas. Descobre quem está mais propenso a contrair esta infeção vaginal e quais as diferenças entre candidíase e VB. Encontra ainda informação sobre o tratamento da vaginose bacteriana e como prevenir a reincidência desta infeção.

SABE MAIS
Mulher sorridente com cabelo encaracolado, que está a usar uma blusa azul e satisfeita depois de ter experimentado o tratamento da Canesten para a candidíase

O que é a candidíase?

Sabe o que é a candidíase vaginal e quais são os sintomas mais comuns desta infeção fúngica para que a possas identificar facilmente. Podes ainda saber como tratar a candidíase e como evitar que esta se torne uma infeção vaginal recorrente.

SABE MAIS
Mulher a pensar nas respostas ao Quiz sobre candidíase

Quiz sobre a candidíase

Faz o nosso quiz sobre a candidíase e descobre o que é facto e o que é mito. Testa o teu conhecimento sobre saúde íntima feminina e partilha os teus resultados!

QUIZ ONLINE
Homem jovem e sorridente com uma blusa cinzenta, contente com o tratamento da Canesten para candidíase

Causas e sintomas da candidíase no homem

Sabe mais sobre os sintomas da candidíase no homem, sua prevenção e tratamento desta infeção fúngica.

SABE MAIS
Mulher grávida alegre a utilizar uma blusa amarela e a apontar para sua barriga

Tudo o que precisas saber sobre candidíase na gravidez

Sabe como evitar e prevenir que esta infeção fúngica vaginal se desenvolva durante a gravidez.

SABE MAIS
Rapariga sorridente de chapéu com um calendário do seu ciclo menstrual

Compreender o ciclo menstrual

Compreender o ciclo menstrual é essencial para te compreenderes a ti mesma. Descobre aqui em que consiste, como funciona e tudo o que influencia o ciclo menstrual.

SABE MAIS
Senhora sorridente na pré-menopausa vestida de amarelo

O que ocorre na menopausa

A menopausa é uma fase que ocorre na vida de todas as mulheres. Encontra aqui tudo o que precisas saber para compreenderes melhor a menopausa, os seus sintomas e como podes aliviá-los.

SABE MAIS