Higiene da Pele

As infeções fúngicas da pele figuram entre as dez infeções com maior prevalência em todo o mundo. Os fungos estão sempre presentes no nosso ambiente – no solo, nos animais de estimação e nos animais das explorações agrícolas – e fazem parte da flora natural da nossa pele. Algumas circunstâncias e atividades (como ambientes quentes e húmidos criados pelo uso de roupas suadas) podem provocar o crescimento excessivo de certos fungos que conduzem a infeções de pele e unhas por fungos. Além disso, as infeções fúngicas são contagiosas, podendo passar de um local do corpo para outro. Estas infeções também podem passar de pessoa para pessoa através do contacto de pele com pele, através de roupas ou através do contacto com superfícies e objetos contaminados.

Boas práticas de higiene ajudam a diminuir o risco de infeções fúngicas, a pôr termo a infeções fúngicas recorrentes e também a prevenir que as infeções fúngicas contagiosas se espalhem pelo seu corpo ou se transmitam a outras pessoas.

Manter a sua pele limpa e seca é o conselho de prevenção mais importante. Usar roupas limpas e lavar as suas roupas, lençóis e toalhas regularmente também ajuda a prevenir as infeções.

Os seus pés

Para prevenir ou acabar com reinfeções nos seus pés, como o Pé de atleta ou as infeções fúngicas nas unhas, existem várias medidas que deve respeitar.

Sapatos e meias

  • Evite andar de pés descalços nos balneários, chuveiros ou piscinas públicas – proteja os seus pés com chinelos ou sandálias;
  • Em casa retire os seus sapatos para deixar os pés “respirar”;
  • Utilize sandálias quando puder ou sapatos feitos com materiais naturais, como o couro ou a lona;
  • Use sapatos que se ajustem bem aos seus pés e dedos – sapatos de salto alto e sapatos com biqueira estreita podem danificar a proteção natural da pele entre a unha e a pele por baixo desta;
  • Mude de meias todos os dias, mude-as frequentemente se estiver calor e depois de praticar desporto;
  • Opte por meias de algodão, seda ou lã em vez de meias sintéticas.

Cuidados dos pés e unhas

  • Seque sempre com cuidado os seus pés, especialmente entre os dedos;
  • Não utilize os mesmos acessórios ou instrumentos para as unhas saudáveis e as unhas infetadas – compre dois conjuntos, para evitar a contaminação;
  • Cuide das suas unhas dos pés – mantenha-as cortadas e limpas. As unhas dos pés devem ser cortadas ou limadas a direito (e não cortadas de forma arredondada ou em forma de V);
  • Considere levar os seus próprios instrumentos de tratamento das unhas para o seu salão de beleza, incluindo tesouras, corta-unhas, limas, polidores e lâminas;
  • Assegure-se que na sua manicura ou pédicure estes acessórios são devidamente limpos e esterilizados depois de cada utilização.

O seu corpo

Se sofre de uma infeção fúngica da pele, as partes afetadas do seu corpo podem estar doridas ou sensíveis.

  • Mantenha a sua pele seca;
  • Tente manter a sua pele fresca e exposta ao ar;
  • Assegure-se que mantém o seu corpo limpo, mas evite excesso de lavagens que podem irritar a sua pele;
  • De seguida, procure limpar-se com toques leves em vez de se esfregar – esfregar pode danificar a sua pele e espalhar a infeção;
  • É aconselhável evitar roupas que friccionam a pele, podendo irritar as zonas sensíveis; deve utilizar roupas "respiráveis" – materiais como o algodão e o couro.

Prevenir que as infeções fúngicas se espalhem

As infeções fúngicas são altamente contagiosas, mas bons hábitos de higiene podem contribuir grandemente para prevenir que se espalhem para outras partes do corpo, ou para outras pessoas próximas de si. Em primeiro lugar, se tem uma infeção fúngica, deve informar as pessoas que estão em contacto consigo para que elas possam estar vigilantes. Alguns outros conselhos que deve respeitar:

  • Lave e seque as suas mãos cuidadosamente após contacto com uma infeção ou após aplicar o tratamento para os fungos;
  • Não partilhe as suas roupas, sapatos, toalhas ou lençóis e outros objetos pessoais, para evitar espalhar a sua infeção;
  • Lembre-se que deve utilizar toalhas diferentes para a zona infetada e para o resto do corpo.

Antifúngicos?

Temos uma gama de produtos para ajudar a tratar as infeções fúngicas. Saiba mais sobre essas infeções aqui.

Top

Gino-Canesten 1 comprimidos e cápsula mole vaginal, Gino-Canesten comprimidos e creme vaginal contêm clotrimazol. Indicados na Candidíase vaginal recorrente. Indicado em infeções dos lábios genitais e áreas adjacentes, bem como inflamação da glande e prepúcio do parceiro sexual causadas por leveduras (creme). Contraindicados no caso de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes. Advertências e precauções especiais de utilização: febre, dor abdominal inferior, dor de costas, corrimento vaginal de mau odor, náuseas, hemorragia vaginal e/ou dor no ombro associada e nos 3 primeiros meses da gravidez. Descontinuar durante a amamentação. Podem reduzir a eficácia e a segurança de produtos à base de látex, tais como: preservativos e diafragmas. O efeito é temporário e ocorre apenas durante o tratamento. Medicamentos não sujeitos a receita médica. Leia atentamente o folheto informativo e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Gyno-Canesbalance contém ácido láctico e glicogénio. Para tratamento dos sintomas da Vaginose Bacteriana. Pode ser utilizado durante a gravidez e menstruação. Não utilizar se a ponta do aplicador estiver partida, após o prazo validade ou se pretender engravidar. Cada bisnaga é de utilização única. Em caso de persistência ou agravamento dos sintomas fale com o seu médico. Dispositivo Médico.

Gyno-Canestest Teste de autodiagnóstico de infeções vaginais comuns. Se está grávida, fale com o seu médico antes de utilizar este dispositivo. Não utilizar durante a menstruação/hemorragia vaginal, se faltar menos de 1 dia ou está no dia a seguir à menstruação, se passaram menos de 12 horas após relações sexuais ou duche vaginal. Não utilizar na menopausa. De utilização única. Dispositivo médico para diagnóstico in vitro.

Gino-Canesfresh Daily e Gino-Canesfresh Calm Dermocosméticos. Consulte a informação sobre os produtos. Para mais informações contactar o distribuidor Bayer Portugal, Lda.

Canesten creme, pó e solução para pulverização cutânea contêm clotrimazol. Indicados em infeções fúngicas da pele causadas por dermatófitos nomeadamente as micoses intertriginosas nas mãos e nos pés (p.ex. tinea manuum, tinea pedum conhecido por “pé de atleta”) e pitiríase versicolor. Indicado na dermatite da fralda (creme). Contraindicados no caso de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes do medicamento. Advertências e precauções especiais de utilização: podem causar reações cutâneas locais (creme e solução). Quando aplicado nas zonas intertriginosas, junto da área genital, pode reduzir a eficácia e segurança de produtos à base de látex, tais como: preservativos e diafragma (pó). Pode igualmente ser reduzida a eficácia anticoncecional de espermicidas vaginais (pó). O efeito é temporário e ocorre apenas durante o tratamento (pó). Como medida de precaução, é preferível evitar a utilização de clotrimazol durante o primeiro trimestre da gravidez. Descontinuar durante a amamentação. Medicamentos não sujeitos a receita médica. Leia atentamente o folheto informativo e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Canespor creme e solução para pulverização cutânea contêm bifonazol. Indicados no tratamento tópico de micoses interdigitais (tinea pedis, tinea manuum) e pitiríase versicolor. Contraindicados no caso de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes do medicamento. Advertências e precauções especiais de utilização: doentes com antecedentes de reações de hipersensibilidade a outros agentes antifúngicos imidazólicos (por ex., econazol, clotrimazol, miconazol) devem utilizar medicamentos contendo bifonazol com cautela. Evitar o contacto com os olhos. Não engolir. Contém álcool cetostearílico e pode causar reações cutâneas locais (solução). Como medida de precaução, é preferível evitar a utilização de bifonazol durante o primeiro trimestre da gravidez. Descontinuar durante a amamentação. Medicamentos não sujeitos a receita médica. Leia atentamente o folheto informativo e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Canespro Kit de Tratamento de Infeções Fúngicas da unha é parte dum tratamento tópico de micoses das unhas. Contém ureia. Para uso externo e exclusivo nas unhas. Lavar as mãos antes e após utilização. Evitar o contacto com os olhos, mucosas, feridas e pele. Não engolir, nem colocar na boca. Não utilizar em caso de alergia a algum componente. Não utilizar juntamente com vernizes para as unhas ou em crianças. Cada penso é de utilização única. Dispositivo Médico. Leia atentamente a rotulagem e as instruções de utilização. Para mais informações contactar o distribuidor Bayer Portugal, Lda.

L.PT.MKT.DC.10.2019.0147