Síndrome Pré-menstrual (SPM)

Apesar de ser objeto de piadas ou ser tomada de ânimo leve, a síndrome pré-menstrual (também conhecida por SPM) é uma síndrome real que compreende uma lista de sintomas ligados ao ciclo menstrual mensal. Os sintomas podem ser físicos, emocionais e comportamentais e são o resultado das mudanças hormonais que ocorrem no corpo após a ovulação e antes da menstruação (o período). A SPM é extremamente comum – afeta três em cada quatro mulheres. Os sintomas da SPM começam normalmente a aparecer uma ou duas semanas antes do período e desaparecem geralmente dentro de um par de dias a contar do início do seu período.

Há mais de uma centena de sintomas diferentes associados à SPM. Pode experienciar sintomas emocionais e comportamentais, tais como irritabilidade, ansiedade, depressão, desejo de açúcar ou problemas de sono. Pode também experienciar sinais e sintomas físicos, como inchaço, hipersensibilidade, dor nos seios e manchas ou acne. Cada mulher experiencia a SPM de forma diferente e certos sintomas podem ser mais pronunciados durante diferentes fases da vida. Por exemplo, pode ter mais sintomas da SPM quando atinge a puberdade ou quando chega aos trinta ou quarenta anos.

Tratar e prevenir a SPM

Nem sempre é possível prevenir totalmente a SPM, mas há muitas coisas que pode fazer para a ajudar a gerir e reduzir os sintomas.

O seu estilo de vida pode contribuir para certos sintomas da SPM. Por exemplo, o peso, níveis de exercício físico, tabagismo, hábitos de consumo de bebidas e tipo de alimentação podem afetar o risco de SPM, bem como a gravidade dos seus sintomas.

Se a SPM afeta o seu dia-a-dia, pode consultar o médico, que a ajudará recomendando-lhe diferentes tratamentos ou ações a tomar para aprender a lidar com os sintomas.

Stress e Sono

Pode ser mais sensível ao stress e depressão quando se aproxima o período, devido às alterações hormonais que ocorrem no seu corpo. Tente não assumir demasiadas tarefas e peça ajuda aos outros se se sentir menos capaz para lidar com elas. Dormir o suficiente, fazer exercício físico regular e comer bem podem ajudar a reduzir os níveis de stress e a conservar a boa disposição.

É comum que as alterações hormonais pelas quais atravessa neste momento do seu ciclo tenham repercussões sobre os seus padrões de sono. É melhor limitar a ingestão de álcool, uma vez que esta interfere com os processos normais do sono e pode afetar a sua qualidade. Exercício regular pode ajudá-la a dormir melhor, reduzindo o stress e libertando endorfinas que aumentam a boa disposição.

Alimentação

Introduzir algumas mudanças na alimentação pode, muitas vezes, ajudar a aliviar os sintomas de SPM. Tente reduzir o consumo de gordura saturada, sal, açúcar e cafeína, substituindo por alimentos ricos em ferro, como vegetais de folhas escuras, feijão, sementes e carne branca ou vermelha. Estas alterações ajudam a combater o cansaço. Se sofre de inchaço abdominal, tente reduzir a ingestão de sal e aumentar o consumo de água. Se anseia por algo doce, tente aumentar a ingestão de fibra e proteínas – a fibra e os alimentos ricos em proteínas ajudam a que se sinta saciada e cheia e a evitar picos de açúcar no sangue.

Quando é que deve consultar o seu médico?

Se não consegue gerir a síndrome pré-menstrual com mudanças no seu estilo de vida e se os sintomas da SPM estão a afetar a sua saúde e atividades do quotidiano, procure o conselho do seu médico.

Ar livre

Tente estar ao ar livre tanto quanto possível. A luz natural aumenta os níveis de serotonina e dopamina, o que ajuda a melhorar o seu humor e a lidar melhor com a SPM.

Top

Gino-Canesten 1 comprimidos e cápsula mole vaginal, Gino-Canesten comprimidos e creme vaginal contêm clotrimazol. Indicados na Candidíase vaginal recorrente. Indicado em infeções dos lábios genitais e áreas adjacentes, bem como inflamação da glande e prepúcio do parceiro sexual causadas por leveduras (creme). Contraindicados no caso de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes. Advertências e precauções especiais de utilização: febre, dor abdominal inferior, dor de costas, corrimento vaginal de mau odor, náuseas, hemorragia vaginal e/ou dor no ombro associada e nos 3 primeiros meses da gravidez. Descontinuar durante a amamentação. Podem reduzir a eficácia e a segurança de produtos à base de látex, tais como: preservativos e diafragmas. O efeito é temporário e ocorre apenas durante o tratamento. Medicamentos não sujeitos a receita médica. Leia atentamente o folheto informativo e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Gyno-Canesbalance contém ácido láctico e glicogénio. Para tratamento dos sintomas da Vaginose Bacteriana. Pode ser utilizado durante a gravidez e menstruação. Não utilizar se a ponta do aplicador estiver partida, após o prazo validade ou se pretender engravidar. Cada bisnaga é de utilização única. Em caso de persistência ou agravamento dos sintomas fale com o seu médico. Dispositivo Médico.

Gyno-Canestest Teste de autodiagnóstico de infeções vaginais comuns. Se está grávida, fale com o seu médico antes de utilizar este dispositivo. Não utilizar durante a menstruação/hemorragia vaginal, se faltar menos de 1 dia ou está no dia a seguir à menstruação, se passaram menos de 12 horas após relações sexuais ou duche vaginal. Não utilizar na menopausa. De utilização única. Dispositivo médico para diagnóstico in vitro.

Gino-Canesfresh Daily e Gino-Canesfresh Calm Dermocosméticos. Consulte a informação sobre os produtos. Para mais informações contactar o distribuidor Bayer Portugal, Lda.

Canesten creme, pó e solução para pulverização cutânea contêm clotrimazol. Indicados em infeções fúngicas da pele causadas por dermatófitos nomeadamente as micoses intertriginosas nas mãos e nos pés (p.ex. tinea manuum, tinea pedum conhecido por “pé de atleta”) e pitiríase versicolor. Indicado na dermatite da fralda (creme). Contraindicados no caso de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes do medicamento. Advertências e precauções especiais de utilização: podem causar reações cutâneas locais (creme e solução). Quando aplicado nas zonas intertriginosas, junto da área genital, pode reduzir a eficácia e segurança de produtos à base de látex, tais como: preservativos e diafragma (pó). Pode igualmente ser reduzida a eficácia anticoncecional de espermicidas vaginais (pó). O efeito é temporário e ocorre apenas durante o tratamento (pó). Como medida de precaução, é preferível evitar a utilização de clotrimazol durante o primeiro trimestre da gravidez. Descontinuar durante a amamentação. Medicamentos não sujeitos a receita médica. Leia atentamente o folheto informativo e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Canesten Unidia creme e solução para pulverização cutânea contêm bifonazol. Indicados no tratamento tópico de micoses interdigitais (tinea pedis, tinea manuum) e pitiríase versicolor. Contraindicados no caso de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes do medicamento. Advertências e precauções especiais de utilização: doentes com antecedentes de reações de hipersensibilidade a outros agentes antifúngicos imidazólicos (por ex., econazol, clotrimazol, miconazol) devem utilizar medicamentos contendo bifonazol com cautela. Evitar o contacto com os olhos. Não engolir. Contém álcool cetostearílico e pode causar reações cutâneas locais (solução). Como medida de precaução, é preferível evitar a utilização de bifonazol durante o primeiro trimestre da gravidez. Descontinuar durante a amamentação. Medicamentos não sujeitos a receita médica. Leia atentamente o folheto informativo e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Canespro Kit de Tratamento de Infeções Fúngicas da unha é parte dum tratamento tópico de micoses das unhas. Contém ureia. Para uso externo e exclusivo nas unhas. Lavar as mãos antes e após utilização. Evitar o contacto com os olhos, mucosas, feridas e pele. Não engolir, nem colocar na boca. Não utilizar em caso de alergia a algum componente. Não utilizar juntamente com vernizes para as unhas ou em crianças. Cada penso é de utilização única. Dispositivo Médico. Leia atentamente a rotulagem e as instruções de utilização. Para mais informações contactar o distribuidor Bayer Portugal, Lda.

L.PT.MKT.DC.10.2019.0147