Candidíase no Homem
Os homens podem contrair candidíase?
Sim, a Candidíase é uma condição que pode afetar tanto homens como mulheres, embora seja menos frequente nos homens. O termo médico para a Candidíase no homem é candidíase balânica.
Causas e sintomas da Candidíase no homem
Tal como acontece na Candidíase vaginal, a causa da Candidíase no homem é um crescimento excessivo do fungo Candida albicans. Este fungo encontra-se naturalmente na pele de indivíduos saudáveis; no entanto, quando o equilíbrio natural da flora da pele é perturbado, o fungo pode multiplicar-se excessivamente despoletando os sinais típicos da infeção.
Nos homens, a Candidíase afeta normalmente a cabeça do pénis (glande), com sintomas semelhantes aos da Candidíase vaginal:
- Primeiro, a pele afetada fica avermelhada. O interior do prepúcio também pode inchar
- Após alguns dias, pode começar a surgir comichão, frequentemente acompanhada por uma sensação de ardor que fica mais forte ao urinar ou durante as relações sexuais
- Por vezes, pode ser observado um corrimento branco, com aspeto semelhante a requeijão, debaixo do prepúcio. Em alguns casos, também pode existir um odor desagradável
- Sentir dificuldade em puxar o prepúcio para trás é também outro dos sintomas frequentes
Quem está vulnerável à Candidíase no homem?
Nem todos os homens que entram em contacto com a Candidíase vaginal serão afetados; a Candidíase não é uma infeção sexualmente transmitida.
Existem dois grupos particularmente vulneráveis:
- Homens com um estreitamento do prepúcio
- Homens com um sistema imunitário enfraquecido
O fungo Candida albicans, que ocorre naturalmente no corpo de indivíduos saudáveis, tende a multiplicar-se em ambientes quentes e húmidos, razão pela qual a Candidíase genital é muito menos comum nos homens do que nas mulheres (na glande não encontra as condições ideais para se reproduzir).
No entanto, se o prepúcio for estreito, os fungos podem encontrar condições favoráveis para se multiplicarem. Além disso, o estreitamento do prepúcio dificulta a sua limpeza. É por isso que a Candidíase é menos comum nos homens circuncidados.
Tal como indicado acima, as pessoas com o sistema imunitário enfraquecido podem ser particularmente afetadas por fungos, sendo que os homens com diabetes têm um risco mais elevado devido aos níveis de glicose associados à diabetes, que fomentam a propagação de fungos.
Pode também estar mais propenso à Candidíase se tiver terminado um ciclo de antibióticos.
Tratamento da Candidíase no homem
A Candidíase peniana pode ser tratada eficazmente com medicamentos não sujeitos a receita médica, tais como creme antifúngico à base de clotrimazol, que acalma a comichão e elimina a Candidíase.
Outros conselhos para a prevenção
- Pode ajudar a evitar a Candidíase lavando o pénis regularmente e usando um preservativo quando tiver relações sexuais (se o parceiro sexual tiver Candidíase).
- Evite usar sabonetes ou géis de banho perfumados agressivos nos seus órgãos genitais, uma vez que podem causar irritação. Certifique-se de que seca bem o pénis depois de o lavar
- Utilizar roupa interior de algodão larga pode ajudar a evitar a acumulação de humidade no prepúcio, o que diminui a probabilidade de multiplicação do fungo Cândida