Candidíase na Gravidez
O que causa a Candidíase durante a gravidez?
A Candidíase ocorre frequentemente durante a gravidez, sobretudo no terceiro trimestre. No entanto, isto não tem nada a ver consigo, com o seu parceiro ou com a sua gravidez. Na verdade, quando está grávida está mais suscetível a contrair Candidíase. Isto deve-se às alterações hormonais que ocorrem naturalmente durante a gravidez, que causam uma alteração no ambiente da flora vaginal; o teor de glicose na parede vaginal também pode aumentar. Este aumento fornece boas condições para a rápida multiplicação do fungo que causa a Candidíase. Além disso, um sistema imunitário enfraquecido também favorece o desenvolvimento de infeções vaginais.
Sintomas e tratamento da candidíase
Estes sintomas podem ser um sinal de Candidíase vaginal:
- Comichão na vagina/vulva
- Inflamação ao redor da entrada da vagina (vulva)
- Ligeiro inchaço dos lábios vaginais (lábios)
- Corrimento branco com aspeto semelhante a requeijão
Os tratamentos para a Candidíase aplicados localmente, podem ser eficazes, mas se está grávida e pensa que tem Candidíase, é sempre melhor falar primeiro com o seu médico ou farmacêutico, para ter a certeza de que está a fazer o tratamento certo, e de que o está a aplicar corretamente.
Os medicamentos podem prejudicar o feto. Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento durante a gravidez. Se estiver a usar comprimidos ou cápsulas moles vaginais para a Candidíase durante a gravidez, é recomendado que os insira com os seus dedos, em vez de usar o aplicador.
Não se preocupe, não existem evidências que sugiram que a Candidíase possa prejudicar o feto. No entanto, se tiver Candidíase quando o seu bebé nascer, o bebé pode contrair a Candidíase durante o parto. Não é grave e pode ser tratado facilmente.
Como prevenir a Candidíase durante a gravidez?
Principais conselhos para prevenir infeções vaginais
Simples hábitos diários podem ajudá-la a prevenir infeções vaginais:
- Limpe-se sempre da parte da frente para trás depois de ir à casa de banho
- Mude a roupa interior depois do treino ou da natação
- Utilize roupa interior de algodão; permite que a pele respire e ajuda a evitar condições quentes e húmidas que promovem o crescimento do fungo Candida
- Enquanto estiver grávida, não faça duches vaginais porque pode perturbar o equilíbrio natural da zona íntima
- Evite géis de banho com perfume ou usar desodorizantes na zona íntima ou à volta da mesma. Os produtos especiais de lavagem íntima auxiliam a manutenção de uma flora vaginal saudável
- Evite banhos de imersão muito quentes; em vez disso, tome duches