O que é a Vaginose Bacteriana (VB)?

A Vaginose Bacteriana (VB) pode parecer assustadora, mas é muito comum e fácil de tratar. Se sofre de VB, lembre-se que não está sozinha. A VB é a causa mais comum de infeções vaginais em mulheres em idade fértil.

Normalmente a vagina tem um pH ácido, o que impede o crescimento das bactérias nocivas e mantém o nível das bactérias boas, chamadas “Lactobacillus”. No entanto, quando o pH se torna menos ácido, a saúde da vagina pode ser afetada. Existem vários fatores que podem afetar o equilíbrio do pH da vagina, incluindo o período menstrual, a toma de antibióticos, o excesso de lavagem, a utilização de DIU (dispositivo intrauterino) e o sémen, se tiver relações sexuais sem preservativo. O desequilíbrio do pH pode ser acompanhado por um crescimento excessivo de organismos anaeróbicos, que substituem os lactobacilos normais, causando a VB.

Gravidez e VB

A gravidez pode causar um aumento de bactérias nocivas na sua zona íntima e provocar distúrbios, como a VB. Se está grávida e se tem VB, deve consultar o seu médico para discutir o tratamento a fazer. É melhor ser observada, uma vez que a VB pode causar complicações, tais como:

  • Doença inflamatória pélvica;
  • Aumento do risco de aborto espontâneo;
  • Aumento do risco de parto prematuro.

Odor desagradável a peixe?

Um dos sintomas mais comuns da Vaginose Bacteriana (VB) é mau odor, muitas vezes descrito como "cheiro a peixe". Clique aqui para saber mais sobre outros sintomas.

Top