O que é a Candidíase?

A Candidíase, uma infeção fúngica vaginal comum, é um tipo de vaginose – uma inflamação na vagina. Tanto os fungos como as bactérias vivem naturalmente na vagina, mas um aumento do fungo Candida albicans pode provocar Candidíase. Este fungo pode aumentar quando o sistema imunitário está fraco ou quando as bactérias boas (chamadas “Lactobacillus”) não conseguem manter o fungo sob controlo.

Há alturas em que está mais propensa a ter Candidíase:

  • Se estiver grávida;
  • Se tiver acabado um tratamento com antibióticos;
  • Se tiver diabetes;
  • Se estiver no período menstrual;
  • Se tomar anticoncecionais;
  • Se tiver uma infeção por VIH.

Quem contrai Candidíase?

Ter Candidíase é muito frequente – cerca de 75% das mulheres contraem Candidíase pelo menos uma vez na sua vida, e muitas mulheres podem sofrer de Candidíase recorrente.

Se nunca teve Candidíase mas acha que pode ter agora, consulte o seu médico. Quando reconhece os seus próprios sintomas e tem consciência que eles não são sérios, nós podemos ajudá-la a lidar com a Candidíase de uma forma autónoma e em casa. Depois de ter começado o tratamento, a Candidíase não demora muito a passar.

Para sua informação, a Candidíase não é uma infeção sexualmente transmissível.

Candidíase e gravidez

A Candidíase não a impede de engravidar. Contudo, alguns dos seus sintomas podem tornar as relações sexuais desconfortáveis.

Se está grávida, é natural que ocorra uma mudança hormonal com consequências no seu corpo – o que aumenta o risco de contrair Candidíase.

Se está grávida ou a amamentar e se tem Candidíase, consulte o seu médico antes de iniciar qualquer tratamento.

3 em 4 ...

A Candidíase é muito comum. 3 em cada 4 mulheres sofrem de Candidíase pelo menos uma vez na sua vida.

Top