O Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual é o processo pelo qual o seu corpo passa desde que tem o primeiro período até quando começa a menopausa (saiba mais sobre a menopausa aqui). Concretamente, o ciclo menstrual começa no primeiro dia de um período e dura até ao dia anterior ao começo do período seguinte. A duração média do ciclo menstrual é de 28 dias, mas a maioria das mulheres não tem um ciclo regular. Não é invulgar ter um ciclo menstrual longo de 35 dias ou curto de 22 dias.

Quando chega à puberdade (para a maioria das mulheres, entre os 10 e 16 anos de idade), o corpo começa a produzir quantidades variáveis de diferentes hormonas que são responsáveis por certas mudanças no organismo. Durante o ciclo menstrual, aumenta a produção da hormona feminina estrogénio e os ovários começam a desenvolver um óvulo. Em cada ciclo, chegam a desenvolver-se até 20 folículos, mas apenas um ou ocasionalmente dois vão amadurecer até se transformarem em óvulos totalmente formados, prontos para serem fertilizados. Uma vez libertado (este processo é chamado “ovulação”), o óvulo desce as trompas de Falópio – os dois tubos que ligam os ovários ao útero. Durante esta fase, a parede do útero (ou ventre) torna-se mais densa – porque o corpo se prepara para uma gravidez.

Se um óvulo e um espermatozóide se encontram, pode haver fertilização, resultando numa gravidez (ver mais abaixo). Os óvulos não fertilizados só sobrevivem durante cerca de 24 horas após a ovulação. Passada esta fase, a parede do seu útero desprende-se e mistura-se com o sangue, dando lugar ao período menstrual que sai pela vagina.

O seu período

O período dura normalmente entre 1 e 8 dias, sendo a duração média de um período de 4 a 5 dias. Em geral a perda de sangue durante um período é de cerca de 80 ml (aproximadamente de 16 colheres de chá). Se toma a pílula contracetiva, pode descobrir que os seus períodos são mais leves e mais curtos do que os períodos que tinha antes de começar a tomá-la. Isso explica-se pelo facto de a pílula impedir os ovários de libertarem um óvulo e ajudar a tornar mais finas as paredes do útero.

Dores do período ou dores menstruais (dismenorreia)

A maioria das mulheres sofre de dores relacionadas com o período em algum momento das suas vidas. É comum que a dor do período comece no início do período e dure entre 2 a 3 dias. Pode sofrer de cólicas em torno do estômago ou de uma dor surda nas costas e coxas.

A dor do período ocorre geralmente quando o útero se contrai para eliminar o revestimento da parede – isto impede o fluxo normal de sangue nos vasos sanguíneos próximos, o que pode causar dor e inflamação.

Pequenas mudanças no seu estilo de vida podem ajudar a aliviar as dores menstruais. Manter-se em forma e saudável durante todo o ciclo menstrual pode realmente fazer uma grande diferença. Fumar pode aumentar o risco de dor, por isso é melhor evitar fumar durante o período menstrual ou abandonar completamente o tabaco. Pode experimentar fazer exercício suave, que pode ajudar a aliviar a dor e o stress. Como alternativa, pode recorrer a técnicas de relaxamento, como a aromaterapia, massagens, acupunctura, meditação e yoga. O calor ajuda a aliviar qualquer desconforto que possa ter, por isso experimente tomar um banho ou duche quente ou aplicar botijas de água quente e almofadas de calor sobre as áreas doridas do seu corpo.

Quando é que deve consultar o seu médico?

Problemas relacionados com o período menstrual são uma razão muito comum para as idas ao médico – todos os anos, uma em cada vinte mulheres consultam o seu médico sobre problemas relacionados com o período. Se nota alguma coisa estranha no seu ciclo ou começa a notar hemorragias entre os períodos, consulte o seu médico. De uma forma geral, não é motivo para alarme, mas é melhor ter a certeza.

Se os seus períodos menstruais são muito pesados e dolorosos, tenha uma conversa com o seu médico. Em alguns casos, o médico pode prescrever anti-inflamatórios ou sugerir-lhe a pílula contracetiva.

Gravidez

A ovulação ocorre aproximadamente 14 dias após o primeiro dia do seu último período menstrual. Se está a tentar engravidar, é melhor ter relações sexuais pelo menos a cada dois dias. O esperma pode viver até sete dias, por isso ter relações sexuais regularmente significa que é mais provável que o esperma esteja disponível durante a sua ovulação.

Se não deseja engravidar deverá utilizar medidas contracetivas.

SPM

Sente distúrbios emocionais e/ou físicos antes do período menstrual que se repetem mês após mês? Pode estar a sofrer de síndrome pré-mentrual, usualmente conhecido como SPM. Clique aqui para saber mais sobre SPM.

Top