Menopausa

A menopausa é uma fase natural na vida de todas as mulheres e cada mulher experiencia-a de uma forma única. No entanto, com o passar do tempo, a maioria das mulheres irá notar uma mudança na sua zona íntima e na sua saúde íntima, sentindo sintomas como secura vaginal e períodos irregulares. Estas mudanças não significam que não possa continuar a manter e apreciar um estilo de vida e hábitos sexuais saudáveis, uma vez que há muitas opções de tratamento para lidar com esses sintomas.

A menopausa ocorre quando há uma diminuição de estrogénio, a hormona sexual feminina. Antes de alcançar a menopausa, é o estrogénio que regula a sua ovulação e menstruação. Quando os seus níveis de estrogénio diminuem naturalmente, os seus ciclos menstruais acabam, deixando de ovular e de ter períodos regulares. Quando chega à menopausa, é improvável que consiga engravidar.

Durante a menopausa, os seus períodos começam a ser menos frequentes até que acabam. A idade média em que as mulheres chegam à menopausa em Portugal é de 51 anos, mas algumas mulheres podem ter uma menopausa prematura, mesmo antes de chegarem aos 40 anos. Se tem menos de 50 anos, será diagnosticada como estando na menopausa quando deixar de ter o período durante dois anos, mas se tiver mais de 50 anos o diagnóstico ocorre quando deixar de ter o período durante um ano.

Sintomas

O principal sintoma de menopausa é uma alteração (geralmente uma diminuição) no padrão dos seus períodos mensais. As mudanças hormonais também podem causar outros sintomas, como afrontamentos, secura vaginal, perda da libido, alterações de humor, problemas de sono e infeções do trato urinário ou cistites. Uma vez que cada mulher experiencia a menopausa de forma diferente, os sintomas variam de mulher para mulher.

Tratamento dos Sintomas de Menopausa

Dependendo da gravidade dos seus sintomas, existem muitos tratamentos e medicamentos que pode experimentar para tentar obter alívio. Podem variar entre pequenas mudanças na sua dieta e estilo de vida até à Terapêutica de substituição hormonal (TSH), de acordo com a prescrição do seu médico.

Alguns sintomas podem ser tratados de forma muito específica. Por exemplo, se sofre de secura vaginal, pode usar um hidratante íntimo para acalmar e hidratar, mesmo durante o sexo. Pode descobrir que fazer mudanças no seu estilo de vida, como fazer uma dieta mais equilibrada e exercício físico regular, também podem ser úteis para controlar os sintomas.

Tal como a menopausa pode ser diferente de pessoa para pessoa, também pode por vezes ser difícil de gerir. Se está a sentir dificuldades, o seu médico compreenderá o seu problema e irá informá-la das diferentes opções que estão à sua disposição.

Top