O que é a Pitiríase Versicolor?

A Pitiríase Versicolor é uma micose que ocorre devido ao crescimento dum fungo encontrado na flora normal da pele, conhecido como Malassezia furfur. Certos fatores ambientais, genéticos e imunológicos podem provocar a conversão deste fungo na sua forma patogénica e contribuir para o desenvolvimento da doença. A Pitiríase Versicolor é também conhecida como “micose de praia” ou “pano branco”, mas, ao contrário do que se pensa, não é adquirida na praia ou piscina.

A Pitiríase Versicolor caracteriza-se por alterações na pigmentação da pele. A cor das lesões é muito variável (daí o seu nome ser versicolor). É comum observarem-se manchas mais claras nas áreas expostas ao sol (pois não pigmentam) e manchas mais escuras nas áreas cobertas. Usualmente, as lesões da Pitiríase Versicolor são comuns no verão, pois nesta época a maior exposição solar favorece o aumento do contraste entre as manchas e as áreas de pele sadia. Daí vem a crença de ser uma “micose de praia”.

Quem contrai Pitiríase Versicolor?

A infeção é bastante frequente, especialmente entre a infância e a adolescência, provavelmente devido a alterações hormonais que aumentam a produção de sebo e promovem um ambiente mais rico em lípidos no qual os fungos podem crescer, e em adultos jovens que são fisicamente ativos.

Top