O que é o Pé-de-atleta?

Pé-de-atleta (clinicamente conhecido como "tinea pedis") é o termo comum para uma infeção de pele nos pés ou nos dedos dos pés provocada por um grupo de fungos chamados dermatófitos. Estes fungos desenvolvem-se em ambientes quentes e húmidos como balneários, chuveiros, sapatos e meias. Portanto, vivem bem nos nossos pés, onde dispõem de condições similares. O Pé-de-atleta ocorre em geral entre os dedos dos pés, mas também pode afetar a palma e as laterais dos mesmos.

Embora a infeção principal possa ser causada por fungos, podem desenvolver-se outras leveduras e bactérias que provocam outros sintomas, como o mau cheiro.

O Pé-de-atleta é muito contagioso e pode transmitir-se facilmente através do contacto pele com pele ou do contacto com superfícies ou objetos contaminados. Partilhar objetos contaminados, como toalhas, lençóis e roupa, ajuda à propagação da infeção. Chuveiros públicos, piscinas e balneários contaminados também são locais onde é frequente apanhar Pé-de-atleta.

A infeção por Pé-de-atleta pode também propagar-se pelo seu corpo, provocando outras infeções fúngicas como a comichão na virilha. Clique aqui para saber mais sobre as precauções a tomar para evitar esta propagação.

Prazer em conhecê-los?

Tinea (dermatófitos), Candida (leveduras) e bolores são os principais grupos de fungos que podem viver nos seus pés.

Top