O que é o Eritema da Fralda ou Assadura da Fralda?

O Eritema da Fralda ou Assadura da Fralda é o termo comum usado para descrever a irritação que aparece na pele na área da fralda. É muito comum em bebés, principalmente com idades entre os 9 e 12 meses. É um problema que também pode afetar pessoas de qualquer idade que necessitam de fraldas ou pensos para tratamento da incontinência.

O Eritema da Fralda é provocado pelo contacto prolongado da pele delicada do bebé com a urina e fezes e por uma fralda apertada, que pode friccionar a pele e impedir a circulação de ar. Na maioria dos casos, o Eritema da Fralda é ligeiro e de fácil tratamento com uma pomada como Bepanthene (clique aqui para saber mais sobre Bepanthene). Em alguns casos, tais como não ser tratado durante mais de 3 dias, pode ser infetado por Candida, transformando-se num Eritema da Fralda por Candida. Candida é um fungo que vive na pele em pequenas quantidades e de forma inofensiva, mas que, em determinadas condições, pode aumentar e provocar uma infeção. Um Eritema da Fralda por Candida necessita de ser tratado com um creme antifúngico.





Quando deve consultar o seu médico?

É melhor consultar o médico se o Eritema da Fralda do seu bebé não passar, se ele piorar ou se os sintomas sugerirem que a irritação é um Eritema da Fralda por Candida. Se o seu bebé tiver febre ou uma inflamação grave também deve consultar o médico que a aconselhará sobre o melhor tratamento.

Sabia que…

O Eritema da Fralda é causado pela fricção e aumento da humidade devido ao uso de fraldas, e pela pele do bebé entrar em contacto com a urina e fezes. Quando o fungo Candida cresce demasiado pode ocorrer uma infeção, causando um Eritema da Fralda por Candida.

Top